A temporada 2022 do Pouso Alegre F C, marcada por altos e baixos já tem data para terminar, será no próximo dia 25 de setembro, data em que a equipe entrará em campo pela última vez nesta temporada.
Conversamos com o técnico, Paulo Roberto Santos, que irá em busca de seu primeiro título a nível nacional, muito embora tenha conquistado vários acessos em sua carreira, o técnico ainda não tem um título de Campeão Brasileiro e, está com a chance de ganhar seu primeiro título nacional no PAFC; time que o projetou como técnico de futebol em 1988.
Muito embora o clube ainda esteja dentro de uma competição em sua fase final, o treinador acredita que se deva já começar a pensar em 2023.
” O mais importante em uma competição de acesso é manter a regularidade e, no final, conquistar o acesso, isso nos construímos e conquistamos, agora é a festa final, é claro que queremos mais, vamos lutar por este título com todas nossas forças, mesmo sabendo, que o objetivo maior já foi alcançado, a série C já é uma realidade para o clube ano que vem”.
“Agora o clube tem que crescer num todo dentro e fora de campo. O PAFC vem numa crescente muito boa e rápida desde 2019, conquistou a Segunda Divisão Mineira, depois o Módulo 2 e chegou a elite em 2021, onde fez um bom campeonato, conquistando Troféu Inconfidência que lhe rendeu vaga na Copa do Brasil; pela colocação vaga no Brasileirão série D. Só que em 2022 quase caiu no estadual se salvando na última rodada, mas depois se firmou, viemos para cá e conquistamos a Série C. Por isso digo, que o trabalho tem que crescer dentro e fora de campo”. concluiu.
A expectativa da torcida é pela permanência da comissão técnica para o próximo ano, onde o sonho é fazer um bom mineiro voltar a Copa do Brasil e tentar o acesso a Série B. Para Paulo Roberto:
” O clube e a cidade tem potencial para crescer, o futebol traz divisas para a cidade, o futebol eleva o nome da cidade, através do PAFC hoje a cidade é conhecida em todo Brasil, então o trabalho tem que continuar sendo feito para que possa a cada ano crescer ainda mais. Todos sabem o carinho que eu tenho com este clube e com está cidade, agora não depende só de mim tem que ver se há interesse na nossa permanência o clube após o término da competição passará por eleição tem que ver o que o próximo presidente tem em mente, o certo é que o clube já sabe o calendário que terá no próximo ano e já tem que começar a se movimentar pois o próximo presidente terá uma responsabilidade muito grande, pois irá receber o clube na Série A do Mineiro e na Série C do Brasileirão e é lógico que, a expectativa de todos, imprensa, torcida é que a coisa evolua ainda mais.” completou.
O PAFC foi campeão invicto da Segunda Divisão em 2019, manteve boa parte do elenco campeão e no ano seguinte, mais um título, Campeão do Módulo 2, acesso a elite do futebol mineiro. Grande parte do elenco continuou no clube e novos valores foram contratados para reforçar a equipe que fez um campeonato muito bom e ainda levou o Troféu Inconfidência. Garantiu pela primeira vez na história do clube vaga para um Campeonato Nacional e ainda a Copa do Brasil.
Já no início de 2022, todo elenco foi desmontado, apenas o goleiro Cairo continuou, uma nova montagem foi feita, não deu certo, por pouco o time não foi rebaixado para o Módulo 2. Se salvou na última rodada e não começou bem o Brasileiro.
” Olha é muito importante você manter uma base do time, principalmente se é um time vencedor e trazer peças para reforçar alguns setores. O PAFC quando fez isso foi subindo, quando não fez quase caiu. Quando chegamos aqui, pegamos um time muito mal fisicamente, detectamos alguns jogadores que não tinham compromisso com o clube, começamos nosso trabalho dando condições físicas, afastamos com muita dificuldade atletas que estavam atrapalhando o trabalho e digo, com dificuldade, por que existia na diretoria pessoa que não queria dispensar esses jogadores, mas conseguimos tirar, trouxemos alguns jogadores e fechamos o grupo, deu certo eles compraram nossa ideia, acreditaram em nosso trabalho, o time cresceu na parte física, na parte tática, enfim o time cresceu na hora certa, obteve o acesso sendo líder do grupo na primeira fase, passando pelos mata mata com tranquilidade e agora vamos atrás do título ”
Segundo informações posteriores, o técnico ainda não recebeu nenhuma proposta para continuar. Se mostrando preocupado com o futuro do PAFC, disse:
” Como já disse anteriormente o clube já tem que pensar na sua realidade em 2023, realmente ninguém me procurou, estou aqui até o dia 25, depois teremos que dar continuidade em nosso trabalho aqui ou em outro lugar, sou profissional do futebol, vivo disso, hoje estou no PAFC, é deles a opção de renovar ou não meu contrato com o clube. Se não renovar, vou buscar outros caminhos, isso é natural, mas deixo sempre claro que, estou aberto a negociação, hoje estou no PAFC, portanto a preferência é deles”.
A imprensa paulista da como certa a volta do treinador para o São Bento de Sorocaba, Paulo Roberto já recebeu proposta do Brasiliense, sobre esse assunto comentou:
“Isso é normal de acontecer, recebi sim, uma proposta do Brasiliense e várias sondagens de outros clubes, isso é normal, minha resposta sempre será a mesma, estou empregado dentro de uma competição, por conta disso não abro negociação com ninguém “.
A importância também passa pela manutenção de boa parte desse elenco para a próxima temporada aliás a receita que deu certo de 2019 pra 2020/21 e a contratação pontual de outros valores para melhorar o plantel.
“Com certeza temos um grupo muito forte nas mãos, mas temos carências também, não conseguimos trazer um centro avante, mais um atacante de beirada de campo, não trouxemos um camisa 10, então é de suma importância o clube tentar trazer essas carências e manter boa parte desse elenco que já está entrosado, começar a pensar no Mineiro do próximo ano.'”
A parceria do técnico com o gerente de futebol Léo Silvério foi outro ponto positivo para o clube em todas as conquistas do PAFC, desde 2019 Leo esteve a frente nas contratações de jogadores.
“O Léo é um excelente profissional da área, tem muito conhecimento no meio, conhece jogadores, junto com nossa experiência conseguimos resgatar o PAFC em um ano que começou muito mal , mas isso ficou para traz, realizamos nosso trabalho com toda Comissão Técnica, conquistamos o objetivo maior, agora é coroar com o título se Deus quiser ” finalizou Paulo Roberto Santos.
Por José Henrique Alves – Foto: OI/JC
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.