As lojas de Pouso Alegre que prometeram descontos reais de até 70% amanheceram movimentadas nesta sexta-feira 23/11, dia em que se celebra a Black Friday. Os mais consumistas não perderam tempo e foram em busca das promoções já nas primeiras horas. Alguns se arriscaram a chegar mais cedo e enfrentar fila para não perder o item desejado.
Há de tudo em promoção no festival de ofertas que já se consolidou no calendário brasileiro como a segunda melhor data para o varejo: de jazigos em cemitério até diárias em motéis; de fraldas ecológicas a cestas básicas em supermercados. Redes de fast food, casas de eletrodomésticos, farmácias, supermercados e até outros tipos de comércio aderiram à megaliquidação.
Para atender a demanda, vale tudo, vários comerciantes e o shopping da cidade decidiram abrir as portas mais cedo. E o resultado: corre-corre nos corredores. Também é visível a quantidade de consumidores de cidades circunvizinhas que vieram a Pouso Alegre aproveitar esta febre de Promoções. Para a ACIPA esse aquecimento da Black Friday estimula os comerciantes a se organizarem para obterem um resultado sempre positivo, o aquecimento das vendas que vem crescendo ano após ano.
Black Friday
A Black Friday foi criada em 2001 nos Estados Unidos como um dia de descontos em lojas de varejo. Ele acontece logo após o feriado religioso de Ação de Graças, muito tradicional para os norte-americanos, em que se celebra a gratidão. Em 2010, tornou-se o principal dia de vendas também no Brasil. A data foi importada por outros países, até chegar ao Brasil. Começou apenas no comércio online, até se expandir para as lojas físicas.
“É uma questão cultural”, diz Luiz Filipe sobre a diferença entre a Black Friday no Brasil e nos Estados Unidos. “Lá a data é depois do feriado de Ação de Graças, com uma questão cultural muito maior. Aqui foi criado com pouquíssimas empresas e depois foi crescendo, ainda é muito recente, muito novo, mas já movimenta o comércio em geral e aquece as vendas a cada ano, gerando novos empregos que antecedem o Natal e compras de fim de Ano.”
Direto da Redação
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.