Os 75 estudantes que participam do Fórum da Juventude Arteris pela Segurança no Trânsito, em Leme/SP, estão divididos em sete grupos para elaboração de projetos que contribuam para melhoria da segurança do trânsito nas comunidades em que vivem. Com o apoio de especialistas, os jovens aprimoram soluções para os problemas de trânsito pré-identificadas em suas cidades.
O estudante da escola CAIC, do bairro São João, Pedro Ezequiel de Freitas, 13, e o aluno da APAE, Gean Ferreira Gonçalves, 15, trabalham projetos com eixos na cidadania, comportamento seguro, mobilidade, políticas públicas e sinalização. Para reforçar o conhecimento, eles participaram de uma simulação na ‘Cidade Modelo’, onde buscaram resolver problemas reais relacionados ao trânsito, que podem ser encontrados no dia-a-dia, como a construção de ciclofaixas para ciclistas, direção embriagada e uso do cinto desegurança. “Aqui no Fórum eu aprendi que podemos fazer a diferença na construção de um trânsito mais seguro. E quando retornar para Pouso Alegre vou mobilizar meus colegas para organizar o trânsito no perímetro escolar”, conta Pedro.
O Fórum da Juventude Arteris pela Segurança no Trânsito é uma iniciativa promovida pelo Grupo Arteris que reúne estudantes de escolas públicas e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs), participantes do Projeto Escola Arteris. O 1º Fórum reuniu, em 2016, 50 jovens estudantes de escolas do interior paulista como parte das comemorações aos 15 anos do Projeto Escola, programa da Arteris com foco na humanização do trânsito por meio da cidadania, ética e convívio social. O evento rendeu bons frutos e o engajamento dos alunos na atividade foi fator decisivo para a expansão do projeto que, em 2017, passou a envolver escolas das áreas de atuação das concessionárias Estaduais e Federais, proporcionando aos alunos trocar experiências e soluções sobre segurança no trânsito, e capacitando-os como embaixadores da causa.
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.