A Prefeitura de Pouso Alegre assinou na manhã desta terça-feira, 11 de dezembro, o contrato com a empresa vencedora do processo licitatório para a Concessão de Serviço Público de Transporte Coletivo Urbano e Rural do município, a Expresso Planalto.
A partir de agora, a Planalto terá prazo máximo de seis meses para iniciar as operações na cidade, mas a expectativa é que esteja atuando em metade deste tempo. Para isto, a empresa fará o processo de transição com a atual prestadora do serviço no município.
Como previsto no edital, a Planalto irá operar com frota total de 56 veículos, sendo 41 ônibus básicos, 13 mini-ônibus, 02 micro-ônibus para 26 linhas. Quanto ao valor da passagem, será mantido o valor da tarifa vigente no início da operação em 2019.
Sobre a Expresso Planalto Ltda
É uma empresa do Grupo CSC de Transportes, Grupo empresarial fundado por quatro irmãos, na cidade de Viçosa (MG), no ano de 1963. Nesta época prestava serviço de operação de uma linha em um veículo em estradas precárias. A empresa cresceu, expandiu os seus negócios e clientes, diversificou a sua atuação e hoje está presente em mais de 12 cidades nos estados de Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro.
Em Paracatu sucedeu a viação Sempre Viva em julho de 2007, investindo frequentemente em tecnologia e renovação da frota. Atualmente, a empresa emprega mais 170 funcionários e a cada 4 pessoas transportadas, pelo menos uma dispõe da gratuidade – idosos, crianças de até 5 anos e Portadores de Necessidades Especiais.
O prefeito de Pouso Alegre Rafael Simões e o diretor do grupo CSC de Transporte, Roberto Torres Santana, proprietário da nova empresa, afirmaram em entrevista concedida na prefeitura que provavelmente em 180 dias no máximo, os novos ônibus já circularão nas ruas de Pouso Alegre, oferecendo serviços de qualidade e modernidade conforme licitação e aprovação realizada. Até lá, a Viação Princesa do Sul mantém o serviço em Pouso Alegre.
Durante a coletiva e assinatura do contrato com a nova empresa Expresso Planalto Ltda ficou acertado que a transição está recebendo todo apoio do diretor da Viação Princesa do Sul, Rogério Bertolucci Pereira, presente na reunião que está disponibilizando os acessos necessários para agilizar esse prazo imposto para o mínimo possível, de modo que em março de 2019 toda frota de veículos já esteja na cidade para iniciar os trabalhos, garantiu o diretor da empresa Planalto.
O Contrato
O contrato de concessão do transporte público assinado tem duração de 20 anos, podendo ser prorrogado por igual e sucessivo período, desde que atendidas as condições fixadas no edital e no contrato administrativo. A nova concessionária está investindo em Pouso Alegre R$ 20 milhões de imediatos. A empresa também esclareceu que os funcionários atuais da Princesa do Sul estão sendo avaliados e serão reaproveitados, ao todo serão a princípio em torno de 200 funcionários.
O prefeito Rafael Simões, muito satisfeito com o processo de transição, agradeceu os 35 anos em que a Princesa do Sul prestou relevantes serviços a cidade, e que está colaborando de maneira exemplar, permitindo assim que a Expresso Planalto Ltda inicie os testes e conheça a realidade no transporte público da cidade e suas reais necessidades.
O diretor da empresa Santana afirmou que será implantado na cidade um aplicativo para os usuários do transporte coletivo monitorar onde estará seu ônibus e assim, diminuir o tempo de espera no ponto. Ainda segundo Roberto Torres Santana, como os veículos serão todos novos, não haverá problemas de atrasos provocados por defeitos nos ônibus.
A Princesa do Sul
A Viação Princesa do Sul presta o serviço de transporte público em Pouso alegre há 35 anos. Atualmente, a empresa opera através de um “contrato de prestação de serviços continuado”. Esse é o termo usado pelo prefeito Rafael Simões para explicar que a empresa fica na cidade até que a licitação para o transporte público seja concluída e funcionando. A prefeitura não renovou o contrato alegando má qualidade na prestação do serviço e por ser uma de suas metas durante sua campanha rumo a prefeitura.
Segundo Rogério Bertolucci a Viação Princesa do Sul não encaminhou proposta para participar da licitação. O futuro da empresa será com fretamentos. O prefeito agradeceu a empresa e desejou-lhe sucesso em sua nova investida de trabalho.
Reportagem: Neilo Machado – Produção e Imagens: Anderson Campos
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.