As obras da Creche do Jardim Redentor foram oficialmente finalizadas e a Prefeitura está preparando a cerimônia de entrega da creche que irá atender crianças de 0 a 3 anos.
“Nós entendemos a necessidade desta obra e não medimos esforços desde o início para que ela fosse finalizada. A responsabilidade era da Caixa Econômica Federal, também entramos com recursos e cobranças para agilizar a entrega. Agora estamos nos preparando com afinco, para que o quanto antes as crianças sejam atendidas em período integral no local”, afirma o prefeito Rafael Simões.
Para a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Leila de Fátima Fonseca, este é mais um símbolo de avanço. “Com a inauguração da escola de educação infantil situada no bairro Jardim Redentor, Pouso Alegre poderá contar com mais uma unidade educacional, dando continuidade ao progresso da aprendizagem no município”, afirma.
Histórico
A construção desta creche foi contratada há anos pela antiga administração, por meio da Caixa Econômica Federal, e a previsão era que as obras fossem iniciadas em 03/09/2014 e finalizadas em até 15 meses, sendo entregue no dia 03/11/2015. Porém, houve um grande atraso no cronograma.
Já, em 2017, a Construtora responsável iniciou um processo de recuperação judicial, e informou que não possuía mais condições de seguir com a execução da obra. Com a paralisação, a Caixa também divulgou que não possuía mais recursos para a obra, tendo em vista a demora na entrega que causou a degradação da mesma.
Com a mudança da administração municipal, o assunto foi imediatamente levado ao Ministério Público Federal para que soluções fossem encontradas legalmente. O município, priorizando o direito social à educação, garantia fundamental e um dos pilares da administração, assinou um Termo de Ajustamento de Conduta entre Prefeitura e Caixa em 09/2020 e o banco, aportando recursos do município na obra, que permaneceu sob a responsabilidade da Caixa.
Ainda na mesma data, a Caixa efetuou o primeiro chamamento público para contratar empresas interessadas na conclusão da obra. Mas, infelizmente, a primeira não obteve sucesso, e na segunda, no dia 16 de abril de 2021, a empresa Torre Alta Engenharia, assinou o contrato e coube à prefeitura o maior aporte financeiro para a execução das obras, que foram retomadas no dia 14 de maio de 2021.
Ascom/PMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.