A Prefeitura de Pouso Alegre/MG, administração Rafael Simões por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu no dia 15 de fevereiro, na Policlínica Municipal do Bairro São Geraldo, o 1º Mutirão de Eletrocardiograma.
A secretária de Saúde Sílvia Regina Pereira fala com a TVJC e agradece a parceria com o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, com atendimento a 100 pessoas que passaram por consultas médicas nas unidades de saúde, o Mutirão objetiva agilizar os exames para que os pacientes possam iniciar o tratamento o mais rápido possível, em caso de diagnóstico de doenças cardíacas.
Na oportunidade a TV jornal da Cidade conversou com o professor do curso de enfermagem da FUVS, vereador Adélson Matias, que conduziu os exames cardiológicos.
Dia de Mobilização contra a Dengue no São Geraldo
No dia 16 de fevereiro, Dia da Mobilização contra a Dengue aconteceu no Bairro São Geraldo. O evento foi das 08:00 às 12:00hs, na Policlínica Municipal, Bairro São Geraldo.
Além de visitas domiciliares dos agentes de saúde, os participantes contaram com serviços de saúde como aferição da pressão arterial, testes de glicemia, peso, atualização de cartão de vacinas, vacinação de adultos e crianças e ações odontológicas. As crianças ainda tiveram atividades recreativas e lúdicas ao longo do dia.
Durante a mobilização, cerca 180 profissionais entre servidores públicos e parceiros, intensificaram as orientações à população de prevenção e combate ao Aedes Aegypti. As recomendações devem ser reforçadas no período de verão, quando há excesso de umidade e calor, duas combinações que são ideais para a proliferação do mosquito.
Pouso Alegre teve 08 casos suspeitos de Dengue em 2018. Desses, dois foram confirmados. Ainda assim, focos do mosquito transmissor são encontrados em diversos bairros da cidade. A chamada busca ativa, feita por 45 agentes de combate a endemias, é realizada periodicamente por todo o município.
A prevenção à Dengue inclui cuidados como evitar deixar água parada em qualquer recipiente em casa, manter caixas d’água bem vedadas, limpeza de ralos, piscinas e ralos, entre outros.
Os sintomas são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico (quando uma pessoa perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal), o que pode ser fatal.
As pessoas que apresentarem os sintomas devem se dirigir, o mais rápido possível, a uma unidade de saúde. Outros mutirões deverão ser organizados nos próximos meses, visando zerar a fila de espera para eletrocardiogramas, enquanto isso todos na luta contra a Dengue, a prevenção ainda é o melhor remédio.
Direto da Redação com informações e fotos da Ascom/PMPA
Reportagem: Neilo Machado – Produção e Edição: Anderson Campos
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.