A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, realizou nos últimos dias 27 e 28 o curso de reciclagem do curso para 96 monitores de transporte escolar. O objetivo é prepará-los, ainda mais, para auxiliar no transporte escolar com responsabilidade e competência, visando a segurança dos alunos durante o percurso casa-escola/escola-casa.
Os monitores têm um papel fundamental na condução segura dos alunos. “Eles são a extensão da escola e precisam continuar, dentro do transporte escolar, os ensinamentos repassados em sala de aula. Assim, precisam ser éticos e responsáveis e atuar como educadores, fazendo com que os alunos se portem de maneira adequada, evitando riscos à segurança”, destaca a Educadora de Trânsito, Vera Helena Machado.
Entre as atribuições do monitor escolar, constam: cuidar da segurança do aluno; orientar sobre regras e procedimentos; estar atento ao comportamento durante o transporte; estabelecer limites; administrar conflitos e estabelecer relações de respeito, para que haja tranquilidade durante todo o percurso.
O curso é aplicado todos os anos, conforme a Lei Municipal 4660/08 com relação à presença de um monitor em cada veículo de transporte escolar para auxiliar o motorista/condutor. E, além disso, reforça as noções de primeiros socorros.
Vera Helena relata a importância do trabalho com profissionalismo e amor. “As crianças são os maiores tesouros dos pais, por isso eles confiam esses tesouros aos cuidados dos motoristas e monitores, assim sendo eles precisam trabalhar com dedicação e fazer o seu melhor sempre”, afirma.
Ascom/PMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.