O Brasil celebra nesta terça-feira, 15 de novembro, o feriado de Proclamação da República. Há 133 anos, militares do exército retiraram Dom Pedro II do trono, marcando o fim da monarquia no país. No centro do Rio de Janeiro, o marechal Deodoro da Fonseca se juntou a tropas de rebelados e depôs o gabinete do imperador. No dia seguinte, Dom Pedro II partiu com a família em exílio para a Europa.
Sim é isto que comemoramos neste dia 15 de novembro, a Proclamação da República, data que marca o fim da monarquia e o início de um governo republicado no Brasil. A proclamação da República ocorreu em 15 de novembro de 1889, completando 133 anos em 2022.
Assim, foi nesta data que aconteceu um levante militar com apoio de algumas parcelas da população contra a monarquia brasileira para destituir o então imperador, D. Pedro II, do trono. Um dos líderes e figuras importantes desse levante foi o Marechal Deodoro da Fonseca, que mais tarde se tornou o primeiro presidente do Brasil.
Desde 1949, 15 de Novembro é feriado nacional, regulamentado pela Lei Federal 662, do presidente Eurico Gaspar Dutra. Para entender como funcionou o Movimento Republicano e sua importância até a atualidade, explicamos: José Paulo Costa, com o fim da Guerra do Paraguai, em 1870, o Movimento Republicano ganhou força, principalmente por conta da criação do Manifesto Republicano e do Partido Republicano Paulista (PRP).
” A insatisfação do exército com o governo de Dom Pedro II atingia, na década de 1880, o nível máximo. Outras crises como a que envolveu a prisão dos bispos de Olinda e de Belém contribuíram para a erosão política da monarquia”, revela nossa história. além da crítica vinda do exército, a monarquia sofreu pressão de outros grupos: Fazendeiros contrários à abolição; Cafeicultores; Elite intelectual influenciada por ideologias europeias que apoiavam uma Republica liberal; Elite política que via na República a chance de ocupar o protagonismo que a organização monárquica impedia. Etc. ”A geração começou a querer entrar para vida política e percebeu que, com as estruturas da monarquia, não conseguiria. Então, o discurso republicano tomou a frente na sociedade’
Com a Proclamação da República, marechal Deodoro da Fonseca assumiu como primeiro presidente do Brasil. O país se tornou um Estado laico e o presidencialismo tornou-se o sistema de governo. A organização da república tomou forma quando foi promulgada uma nova Constituição no ano de 1889. Mesmo com as constantes ameaças à República e à democracia, a proclamação trouxe mais participação popular e garantiu uma política de massas. A República significa isso, pelo bem do povo e pelo bem público. Então, é preciso defendê-la e preservá-la a qualquer custo, mantendo a liberdade conquistada e tão sofrida pelo povo brasileiro.
O Hino à Proclamação da República do Brasil tem letra de Medeiros e Albuquerque e música de Leopoldo Américo Miguez. Publicada no Diário Oficial de 21 de janeiro de 1890. Em janeiro de 1890, o governo provisório do Marechal Deodoro da Fonseca lançou um concurso visando a oficialização de um novo hino para o Brasil.
Direto da Redação – Vídeo: Hino da Proclamação da República
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.