Alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, Educação Física, participaram das atividades nas duas cidades. “Nesta ação do dia D, em Tocos do Moji, deixamos toda a comunidade muito em alerta quanto à epidemia de dengue, para que esse mosquito não se prolifere e não traga um surto de uma doença que traz tanto problema para a saúde pública e também para as pessoas. Então nós do curso de Medicina por meio do projeto de extensão que se chama Saúde Socioambiental, mostramos a importância do equilíbrio do ambiente, da saúde do ambiente, da saúde das pessoas e também da saúde animal com os vírus e bactérias. Então vamos todos contra dengue e a Univás sempre fazendo sua parte”, disse a professora Ana Bárbara Barros.
No dia 22 de fevereiro, em Tocos do Mogi, a ação de saúde na Praça Ivo Tomás Cantuária contou com palestras e orientações feitas por educadores e alunos da Univás. “Estamos aqui trazendo um pouquinho da nossa universidade, um pouquinho do nosso curso, nessa campanha tão importante que é da Dengue. O curso de Fisioterapia trouxe um preparo com o corpo, pois a dengue traz muitas dores musculares. É um evento benéfico para população e para os acadêmicos”, conta o coordenador de Fisioterapia, Diego Openheimer.
O evento voltado para toda a família contou com brinquedos, distribuição de doces e brindes. “Estamos aqui com muita alegria, mostrando como a psicologia pode contribuir na questão da saúde mental e coletiva de um município”, explica a coordenadora de Psicologia, Eveline Moura.
No domingo, dia 23 de fevereiro, os acadêmicos ofereceram orientações sobre diabetes e hipertensão e fizeram aferição de pressão arterial para a comunidade de Borda da Mata. O evento contou também com sessões de quiropraxia, exercícios voltados para idosos, agendamento de mamografias, atividades físicas para todos os públicos. “O curso de Enfermagem tem esse objetivo de proporcionar ao aluno a possibilidade de interagir e fortalecer o laço com a comunidade. Eventos como esse possibilitam mostrar para o aluno que estar perto da comunidade traz sempre resultados positivos para sua formação profissional. Aqui neste local de atuação e intervenções, os alunos adquirem mais segurança e uma visão mais ampla da efetividade de promover saúde nesses espaços. Então é muito benéfico essa oportunidade na vida acadêmica”, analisa a professora de Enfermagem, Rita de Cássia Pereira.
E, pensando no bem-estar de todos, o Complexo Hospitalar Samuel Libânio realizou coletas de sangue para exames essenciais como PSA, ureia, creatinina e ácido úrico.
As atividades acadêmicas em Borda da Mata foram realizadas durante evento que oficializou a Nova Unidade do Complexo Hospitalar Samuel Libânio, em um dia histórico para toda a região que celebrou um grande avanço na saúde pública.
Ascom/FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.