A fé, ao longo da história humana, vem sendo quase sempre associada à crença religiosa dogmática. Para Delanne Lavarine é tida por uma crença em Deus pautada na interpretação da palavra de algum Messias por um grupo de indivíduos que estão à frente de determinada religião. Como a fé fica associada à crença em dogmas peculiares a cada religião, isso leva ao afastamento entre os seus adeptos, pois cada qual argumenta que os seus dogmas.
Numa visão do Espirita, a fé é muito mais do que mera crença, e tal crença não é dogmática, mas científico-filosófica, como qualquer outra crença humana, devemos acreditar em algo, apesar de sempre abertos a mudar de posição quando necessário, porque há explicações racionais e plausíveis. Cientes de que contamos também com nossa intuição e nossos sentimentos nas tomadas de decisão a fé nos proporciona crença. Do contrário, a tendência de se cair em ortodoxias/dogmatismos e misticismos é enorme, o que afasta os humanos da realidade e os segrega.
Um programa que nos leva a uma reflexão interessante sobre a fé e a crença que Delanne Lavarini descortina para nosso real entendimento.
Produção independente – apoio TV Jornal da Cidade – Direção Geral: Neilo Machado
Reedição: Vinícius Domingos – Suporte: Anderson Campos
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.