Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti nasceu em Riacho do Sangue em 29 de agosto de 1831 — Rio de Janeiro, e desencarnou em 11 de abril de 1900, mais conhecido como Bezerra de Menezes, foi um médico, militar, escritor, jornalista, político, filantropo e expoente da Doutrina Espírita.
Foi alcunhado como “O Médico dos Pobres”.
A inclusão de Adolfo Bezerra de Menezes entre os mais destacados espíritas do século 20, ocorreu por extensão, uma vez que ele desencarnou no dia 11 de abril de 1900, portanto, não tendo atuação no século que finda. Entretanto, ele é aqui incluído por uma questão que merece exame.
Embora sua atuação tenha sido circunscrita de 1886 a 1900, portanto toda no século 19, o nome de Bezerra de Menezes se incorporou de tal forma ao meio doutrinário espírita que ele, embora Espírito, parece estar presente no cenário humano.
Centenas de centros afirmam que ele é o seu “guia”. Dezenas de médiuns de todo o País transmitem mensagem do mais variado sentido e estilo, atribuindo-as, todavia, ao dr. Bezerra de Menezes. Milhares de pessoas são “devotas” dele, invocando-o nos seus momentos de tristeza e dor.
Além disso, Bezerra de Menezes aparece como uma espécie de mentor do movimento, dando conselhos e diretrizes, em extensão ao que lhe fora atribuído quando encarnado como “O Allan Kardec brasileiro”.
Médico, político de expressão, tanto na Câmara dos Deputados como na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, onde ocupou o cargo de Prefeito, ele granjeou simpatias pela sua expressiva caridade. De tal forma que foi alcunhado de “O Médico dos Pobres”.
Bezerra aliou-se tardiamente ao Espiritismo. Fê-lo, todavia, com decidida integração. Espírito conciliador, embora místico e roustainguista, procurou uma unidade do movimento, em torno da Federação Espírita Brasileira, que presidiu.
Sobre o dr. Bezerra contam-se “lindos casos” e existem relatos interessantes sobre sua atuação, como Espírito, em qualquer parte do País.
Produção independente – apoio TV Jornal da Cidade – Direção Geral: Neilo Machado
Reedição: Vinícius Domingos – Suporte: Anderson Campos
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.