Segundo o Espiritismo, todo homem é um médium, um canal de comunicação entre os vivos e os espíritos. Por isso, não existe um papa espírita, nem qualquer tipo de hierarquia dentro da religião (a ausência de paramentos e cerimoniais também é uma característica “racionalista” dentro da fé espírita.
Criado por um pedagogo, o Espiritismo surgiu na França no século XIX. Hoje, o Brasil possui a maior comunidade espírita do mundo. Ainda são frequentes os debates entre os seus fiéis a respeito do aspecto religioso do Espiritismo.
A doutrina, codificada por Allan Kardec no século XIX, surgiu em meio a uma profusão de novas teorias e concepções científicas e filosóficas, tendo sido fortemente marcada pelo legado iluminista e pelos pensadores de sua época.
O objetivo deste vídeo é estabelecer um diálogo entre o conceito de Kardec sobre religião dentre outros. Para isto, num primeiro momento, Delanne aborda o termo “religião” e seu conceito. Procura entender, por meio de pesquisa pessoal, o porquê de Kardec ter afirmado que o Espiritismo não era uma religião, bem como investigou a sua perspectiva secular. Concluiremos com a maneira pela qual Delanne Lavarini posiciona o Espiritismo em termos de Religião respondendo sua própria pergunta: Religião ajuda?
Direto da Redação
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.