A Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, governo Rafael Simões deu início ao asfaltamento e recapeamento a frio em vários pontos da cidade. O bairro Jardim Olímpico foi o primeiro a ser contemplado com o asfalto, que além de ser mais econômico, também é mais eficiente que o convencional. Hoje o programa “EM DIA COM O EXECUTIVO” fala sobre esse importante investimento que está sendo feito na cidade. O prefeito de Pouso Alegre/MG Rafael Simões, falou com exclusividade sobre esse novo método aplicado em ruas, estradas e avenidas e garantiu que operações tapa-buraco serão raras: “Nós estamos abandonando esta prática e vamos recapear o maior número possível de ruas. Temos o compromisso de entregar uma malha viária de boa qualidade e é o que vamos fazer. A população vai ficar muito satisfeita com o resultado.”
A título de curiosidade a primeira via a ser recapeada em Pouso Alegre foi a rua Lamartine Silva Paiva, no bairro Jardim Olímpico, mas o trabalho da Prefeitura tem se estendido por outros bairros até que todos possam também serem beneficiados. Inicialmente foram recapeados 30 mil m². No total serão 60m mil m² de asfaltamento e recapeamento a frio em várias ruas e avenidas na cidade. No início do ano a Administração, com apoio da Câmara Municipal, firmou um importante convênio com a Associação dos Municípios da Microrregião do Rio Pardo (AMARP), responsável pela execução deste trabalho. O novo asfalto tem sido recebido pela população com alegria e comemoração e esse foi o nosso tema do programa de hoje.
Sobre o método a frio
O asfaltamento a frio tem menor custo e maior durabilidade que o sistema convencional, além de aderir melhor ao piso, não grudando ou colando no solo como a versão a quente. A aplicabilidade é 50% mais rápida que o meio convencional e exige menos mão de obra. Outra vantagem é o prazo para liberação das vias, que também é mais curto.
O asfalto para aplicação a frio é um revestimento que garante uma infinidade de vantagens que, sem dúvida, agrega muito na solução de ruas, avenidas ou de uma rodovia na reforma do pavimento de estradas desgastadas com o tempo principalmente no período das chuvas, por exemplo. Esse tipo de asfalto é usinado a quente, contudo, sua aplicação é feita a frio, podendo ser aplicando em qualquer situação, pois já vem pronto para uso. Um material bastante utilizado na pavimentação de estradas e pátios, de grandes cidades, o asfalto frio é de fácil aplicação e não exige praticamente mão de obra especializada nem maquinários ou conhecimento técnico e aprimorado.
A aplicação desse revestimento consiste basicamente no derramamento do asfalto no buraco, espalhamento e compactação, oferecendo a vantagem de não ser necessário interditar o local por muito tempo, podendo ocorrer tráfego normal no mesmo momento da aplicação. Isso se deve a sua característica de fácil aderência. Ela faz com que o processo de revestimento seja realizado de forma muito mais ágil e eficiente. Por isso, é um pavimento de qualidade e que não exige muita manutenção ou trocas em curto espaço de tempo, essa é a melhor opção disse o prefeito para uma cidade moderna como Pouso Alegre. Outra grande vantagem que esse tipo de asfalto pode oferecer para a sua pavimentação é a impermeabilidade, com um hidrorepelente. Esse hidrorepelente não permite que haja mistura entre a água e o asfalto, o que pode comprometer tanto a sua composição quanto a aplicação deste tipo de revestimento. Portanto, o asfalto frio é uma novidade para muita gente que tem questionado sobre sua aplicação que pode inclusive, ser aplicado em dias chuvosos, sem maiores problemas. O asfalto frio oferece muita praticidade no transporte e estocagem, e é o melhor custo-benefício para melhorar a qualidade do revestimento de ruas em cidades como Pouso Alegre onde o progresso tem sido uma constante.
Reportagem Neilo Machado Edição de Imagens Anderson Campos
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.