Neste domingo, dia 23 de março, o Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL) comemora os dois anos de implantação do programa Linha de Cuidados desenvolvido por meio de um trabalho multiprofissional chamado Saúde em Rede que atende em média 600 pacientes mensalmente no ambulatório do Hospital Oncológico.
Segundo a psicóloga da Linha de Cuidados, Katia Aparecida da Silva Costa, o programa atende o paciente de uma forma integralizada. “Vemos o paciente de uma forma geral, nos aspectos psicológico, social e nutricional. Atendemos cinco especialidades, pré-natal de risco, a onco-pélvica, a mastologia, o PTGI, que atua na questão do útero, e a neopediátrica, que atende as mãezinhas que vêm de uma longa internação na neonatal e recebem acompanhamento aqui no ambulatório”, conta.
Conforme a coordenadora Priscila Andrezza Aquino, o objetivo geral do programa é de integrar o cuidado ao paciente na hora da consulta. “Quando tem necessidade, fazemos um retorno, nas nossas especialidades, e quando temos a oportunidade encaminhamos para a rede básica de saúde, ou seja, fazemos também essa interlocução para corresponsabilizar também os municípios a estar prestando atenção para esses pacientes. Os contatos com as unidades básicas são feitos por telefone ou via sistema tasy pela contra-transferência”, explica Priscila, umas das componentes da equipe que conta ainda com médico, a nutricionista Maxine Vitoria Maciel, a enfermeira Renata Pamplona Gomes de Paula, a assistente social Lilia Aparecida Ferreira e a psicóloga Katia Aparecida da Silva Costa.
Ascom/FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.