O programa de castração de animais iniciado pela Prefeitura de Pouso Alegre em novembro de 2017, chega ao final de governo com sua meta totalmente cumprida. Com previsão de esterilizar 4 mil animais até 2020, totalizou até o encerramento das atividades deste ano 5.045 esterilizações de cães e gatos fêmeas, ultrapassando em 25% a meta estabelecida. A ação tornou-se contínua e foi acelerada com a reativação do Castramóvel, reafirmando o compromisso da administração com a causa animal.
O atendimento retorna já em janeiro próximo. O serviço é disponibilizado para tutores de baixa renda cadastrados e aqueles assistidos por ONGs de proteção animal, representantes dessas organizações e protetores independentes. Também podem passar pelo procedimento cães comunitários que vivem nas ruas.
Segundo veterinários, a castração traz muitas vantagens aos animais, como prevenção de zoonoses, redução de doenças como câncer e aumento da expectativa de vida.
COMO FAZER – O atendimento é feito no Castramóvel, veículo totalmente equipado para os procedimentos, baseado no pátio da Secretária Municipal de Agricultura, localizada à Rua Três Corações, 1.345 – Bairro São João. São previstas 25 cirurgias diariamente.
O tutor do animal deve antes fazer o cadastro na sede da Defesa Social, que fica na Av. Abreu Lima, nº 84 (Centro), de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, ou no local de atendimento. Os documentos necessários são cópias do RG, CPF e comprovante de residência. A documentação passa por avaliação sócioeconômica e, se aprovada, o agendamento da cirurgia é feito por telefone.
Segundo o coordenador da Defesa Social, Aylton Alves, o cadastro propõe priorizar famílias de baixa renda que não têm condições financeiras para a castração em clínicas particulares. “O cadastramento é necessário para a transparência dos serviços oferecidos à comunidade e controle populacional animal”, relata.
Simultaneamente à ação do Castramóvel, o Centro de Bem Estar Animal (Canil) durante todo o ano segue com o programa de castração. Ali são esterilizados animais machos e fêmeas em situação de abandono ou pertencentes a tutores de baixa renda. O atendimento é realizado no local, no bairro do Algodão, cujo acesso é feito pela Rodovia Fernão Dias.
Para obter outras informações, os interessados podem entrar em contato com o Centro de Bem Estar Animal pelo telefone 3449-4020, ou com a Defesa Social pelo telefone 3449-4317.
Fonte: Ascom/PMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.