Desde o início do Avento nos preparamos para celebrar o Natal, pois o Natal se atualiza a cada ano; isso quer dizer que nós fazemos renascer o Cristo nas nossas vidas todos os anos. Eis a Boa Nova de Natal: o anúncio do nascimento do Menino Jesus – o Cristo da Páscoa. Mas não é só escutar e receber a Boa Nova: é preciso levantar e ir anunciá-lo, como fez Maria, símbolo da Nova Aliança. No evangelho de hoje, no encontro com Isabel, a mulher do sacerdote Zacarias, encontramos o símbolo da Antiga Aliança no ventre de Maria, recebendo a confirmação da sua missão. E não temos dúvidas que, sem isso, não haveria nascimento, nem Verbo feito carne. Vejamos:
Fazia muito tempo que se esperava um Messias, um libertador, um salvador. Já no século VII a.C., o profeta Miqueias, contemporâneo de Isaías, viu as graves injustiças sociais do seu tempo cometidas pelos reis, um mais corrupto que outro, e anunciou a destruição de Jerusalém. “Haverá um tempo difícil em que se dirá que Deus abandonou seu povo… mas isso não vai acontecer: “Pois Deus os entrega só até que a mãe dê à luz, e o resto dos irmãos volte aos israelitas”(Mi 5,2)”.
Assim Maria, a Igreja, soube que levava o Cristo nela, a sua missão começou. Ela se expressa no caminhar para o encontro com Isabel: “Quando esta avistou Maria ouviu a saudação, a criança que ela também esperava, se agitou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo” (Lc 1,41). Foi a confirmação da Nova Aliança: “Você é bendita entre as mulheres, e é bendito o fruto do seu ventre!” (Lc 1,42).
“O episódio da Visitação não se reduz a um ensinamento sobre o serviço, dado pela mãe do Messias. Pois essa página de Lucas tem um importante conteúdo simbólico: Maria, a jovem Igreja, habitada pelo Cristo, vai ao encontro da velha Isabel, habitada pelo último dos profetas Zacarias. Maria vê a sua anunciação confirmada por Isabel; a Igreja vê a sua missão confirmada por Israel, o filho mais velho”. Quando Isabel anuncia a bem-aventurança: “Bem-aventurada aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu” (Lc 11,28), um pouco depois, no evangelho de Lucas, esta bem-aventurança se aplica a todos nos crentes da alegria daquele que vinha, e virá um dia: “Mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”(Lc 11,28).
Nisso, podemos afirmar que, a Visitação, esse momento de Natal, concerne a todos nós, que nos mantermos fiéis aos seus propósitos: “Toda pessoa cristã e toda Igreja estão grávidas da presença de Cristo para dá-lo ao mundo”. Cada qual deve fazer a sua parte, todos somos missionários da palavra. É também a missão dos cristãos levarem aos não crentes a presença de Cristo Ressuscitado. Eis aqui o sentido da Festa de Natal que nós celebramos nesta semana, a vinda e a volta de Jesus!. Estamos dispostos a mostrar a sua presença ao mundo de hoje? Estamos prestes a receber está luz em nosso meio? Você que sentiu o chamado de Jesus, continua firme nos seus propósitos? Jesus prometeu voltar, estamos preparados para o receber?
Direto do Santa Missa em Seu Lar
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.