Hoje celebramos a Solenidade da Epifania do Senhor! Festejamos a manifestação daquele que é o Filho de Deus, o Messias, Luz das nações! Aquele que vence as trevas! Festejamos um ano de minha ordenação episcopal. Alegres. Assim como os magos, guiados pela estrela, viemos adorar, agradecer e acolher o Salvador da Humanidade.
A liturgia de hoje celebra a manifestação de Jesus a todos. Ele é uma luz que se acende na noite do mundo e atrai a si todos os povos da terra conduzindo-os no caminho da salvação.
No Evangelho vemos que ao encontro de Jesus vêm os magos do oriente, representantes de todos os povos da terra. Atentos aos sinais da chegada do Messias, procuram-no com esperança até o encontrar, reconhecem n’Ele a salvação de Deus e aceitam-no como Senhor. A salvação rejeitada pelos habitantes de Jerusalém torna-se agora um dom que Deus oferece a todos os homens, sem exceção.
A palavra magos usada por Mateus envolve muitos significados e é aplicada a personagens muito diversas: mágicos, feiticeiros, etc. Seja como for, esses magos representam, na catequese de Mateus, povos estrangeiros que se põem a caminho de Jerusalém com as suas riquezas (ouro e incenso) para encontrar a luz salvadora de Deus que brilha sobre a cidade santa.
Mateus anuncia, desta forma, que Jesus vai ser rejeitado pelo seu povo, mas vai ser acolhido pelos pagãos, que farão parte do novo Povo de Deus. O itinerário seguido pelos “magos” reflete a caminhada que os pagãos percorreram para encontrar Jesus: estão atentos aos sinais (a estrela) e percebem que Jesus é a luz que traz a salvação, põem-se a caminho para o encontrar, e, encontrando-o, adoram-no como Senhor.
Diante de Jesus, os personagens do texto assumem atitudes diferentes, que vão desde a adoração (os magos), até à rejeição total (Herodes), passando pela indiferença (os sacerdotes e os escribas: nenhum deles se preocupou em ir ao encontro desse Messias que eles conheciam bem dos textos sagrados). Temos alguma identificação com algum destes grupos? Não é fácil conhecer as Escrituras, como profissionais da religião e deixar de lado os valores que Jesus propõe?
Os magos são apresentados como os homens dos sinais, que sabem ver na estrela o sinal da chegada da libertação. Somos atentos aos sinais, isto é, somos capazes de ler os acontecimentos da nossa vida à luz de Deus? Procuramos perceber nos sinais que aparecem no nosso caminho a vontade de Deus?
Impressiona também, no texto, a desinstalação dos magos: viram a estrela, deixaram tudo e vieram procurar Jesus. Somos capazes da mesma atitude ou estamos agarrados a nós mesmos? Somos capazes de deixar tudo para responder aos apelos que Jesus nos faz através dos irmãos?
Os magos representam os homens de todo o mundo que vão ao encontro de Cristo, que acolhem a proposta libertadora que Ele traz e que se prostram diante d’Ele. É a imagem da Igreja – essa família de irmãos, constituída por gente de muitas cores e raças, que aderem a Jesus e que o reconhecem como o seu Senhor.
Direto do Santa Missa em Seu Lar
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.