No programa de hoje o Arcebispo Frei Dom Sebastião Costa de Lima, abre uma nova temporada do programa “Palavra de Fé”. Como devoto de São Francisco de Assis, por o julgar um santo atualizado no coração e na vida dos Cristãos, ele resolveu após 22 anos como padre da Igreja Católica Apostólica Romana fundar a Fraternidade Católica Reformada dos Filhos de Assis que foi Instituída no dia 13 de Maio de 2015, festa de São Francisco de Assis.
Nosso Senhor Jesus Cristo conta ele instituiu a sua Igreja, que subsiste nas diversas Igrejas, aqui simplesmente identificada como Fraternidade Católica Reformada Dos Filhos de Assis, como comunidade cristã deve procurar viver a fé dos primeiros cristãos, semeando a paz, a unidade entre os povos e nações, doravante denominada simplesmente, Fraternidade Reformada dos Filhos de Assis, é uma Instituição religiosa, pessoa jurídica de direito privado, de natureza religiosa, de assistência religiosa, assistência social, de educação, cultura e ambiental, sem fins lucrativos, beneficente e filantrópica, tem duração por tempo indeterminado.
As atividades sociais e administrativas devem estar de acordo com o ano civil, é uma instituição jurídica e legal perante o Brasil e outros países, é constituída sob o regime de: Vigariato Reginal dos Filhos de Assis, Missões Especiais, Santas Missões, Casa Padre Pio, Casa Santo Antônio, Casa São Francisco de Assis, Casas da Esperança, Casa Santo Antão, Casa da Misericórdia, Casa Mãe dos Sacerdotes, Casa Secular Franciscana, Apocrisiários dos Filhos de Assis, Paróquias, Representação Religiosa, Províncias Religiosas, Comunidades Seculares, Comunidades de Vida Fraterna, Comunidades de Aliança Fraterna, Casas Religiosas Femininas.
Centro de Treinamento Missionário, Comunidades Profissionais de Vida Fraterna, Centro de Espiritualidade dos Filhos de Assis, Comunidades Matrimoniais, Casas de Missão, Comunidades Rurais, Comunidades Agrícolas, Comunidades Peregrinas, Comunidades Urbanas, Comunidades Celibatárias, Eremitérios, Comunidades Empreendedoras, Casas Monásticas, Centros de Espiritualidade, Casas Ambientais, Casas dos Filhos de Assis, Recanto Solidário, Creche para a Terceira Idade, Casa Mãe dos Sacerdotes, Diretoria, Centrais.
Congregações e Ordens Religiosas Masculinas e Femininas, e outras entidades e organismos, todos, são partes inseparáveis, integrais e dependem da Fraternidade Católica Reformada dos Filhos de Assis.
A Fraternidade Católica Reformada dos Filhos de Assis foi fundada pelo Exmo. Sr. Bispo Dom Sebastião Costa de Lima, no dia 13 de maio de 2015, solenidade de Nossa Senhora de Fátima, com sede na quadra 106 Sul, Alameda 20, Lote 03, Plano Diretor Sul, CEP: 77.020-086, Palmas – TO, Brasil, tendo como e Presidente o Exmo. Sr. Bispo Dom Sebastião Costa de Lima, se rege na área civil pelo presente Estatuto e na área religiosa pelos documentos que são próprios da Fraternidade, entre eles: Regra de Vida Fraterna, Código de Conduta Eclesiástica, Normas de Conduta Religiosa, Normas de Ética e Disciplina Religiosa, Normas de Relações Humanas, Normas de Boas Maneiras, Normas de Civilidade Eclesiástica.
A Fraternidade é uma instituição religiosa independente, portanto, não depende de nenhuma outra denominação Católica Apostólica, a Fraternidade tem Jurisdição, Representação Religiosa, Administração e Governo próprio, com sede permanente no Brasil e Representante Religioso no Brasil e em outros países, porém dependendo do Guardião Geral e Presidente da Fraternidade.
Todo Governo Geral da Fraternidade tem que obrigatoriamente morar no Brasil independente da sua nacionalidade. A Fraternidade tem seu foro jurídico na mesma cidade onde está localizada sua sede, essa sede estará sempre localizada no endereço onde reside o Guardião Geral e Presidente da Fraternidade, enquanto o foro de suas entidades se localiza na sede de cada uma delas.
A Fraternidade Católica Reformada dos Filhos de Assis tem como padroeiro São Francisco de Assis, como protetora Santa Clara e como patrono São Padre Pio. A Fraternidade é consagrada a Nossa Senhora de Fátima e tem como madrinha Santa Terezinha do Menino Jesus, como padrinho São Jorge e como defensor o Espírito Santo. O Guardião Geral e Presidente é a suprema autoridade da Fraternidade.
A fraternidade deve orientar seus membros para uma vida de pobreza, castidade, obediência, santidade, simplicidade e humildade, aproximando-se sempre mais da Gruta de Belém e se distanciando sempre mais do Palácio de Herodes, vivendo uma vida de fé, unidade, comunhão, oração e trabalho. A Fraternidade é pobre para os pobres, procurando evangelizar as culturas, nutrir a fé, incentivar a esperança e fortalecer a caridade, fomentando a civilização do amor e mostrando que a verdadeira riqueza não está nas coisas da Terra, mas no coração e nas coisas do Céu.
Os membros da Fraternidade Católica Reformada dos Filhos de Assis devem ser conhecidos no Brasil e no mundo como Filhos de Assis, todos devem viver uma vida de reconciliação, conversão e paz. O Estatuto da Fraternidade deve ser impregnado da espiritualidade de São Francisco de Assis adaptada ao mundo de hoje.
Todo membro da Fraternidade tem que ser fraterno, porque, ser fraterno é princípio de um bom cristão, buscando a unidade cristã e o diálogo entre as religiões, fazendo o jejum da língua todos os dias, procurando compreender os desafios da sociedade atual, conservando sua amizade com Jesus no amor e no entusiasmo da missão. Caso a Fraternidade Católica Reformada dos Filhos de Assis seja dissolvida todos os seus bens serão doados para uma Associação Beneficente que tenha projetos a serviço dos pobres.
Por Dom Sebastião Costa de Lima – Arcebispo de Palmas/TO
Programa Palavra de Fé: Produção e Direção: Neilo Machado
Imagens e Edição: Vinícius Domingos
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.