O Salmo 145, um salmo de sabedoria, também é um salmo de louvor declarativo. O poema é escrito em forma de acróstico, com um versículo para cada letra do alfabeto hebraico. A divisão do salmo é a seguinte:(1) foco na grandeza do Senhor (v. 1-3); (2) expectativa de louvor contínuo ao Senhor (v. 4-7); (3) foco sobre o caráter do Senhor (v. 4-7); (4) expressão sobre o reino do Senhor (v. 10-13); (5) reconhecimento de que a graça do Senhor é para todos (v. 14-16); (6) foco na justa misericórdia do Senhor (v. 17-21).
As palavras familiares grande é o Senhor exprimem a grandiosidade de Deus no Universo e nos lembram quanto somos pequenos em Sua presença. O fato de os frágeis humanos serem usados para louvar a Deus maravilha o salmista. Espera-se que a mensagem dos prodígios e da misericórdia de Deus fique conhecida em toda a terra e entre todas as gerações.
A palavra memória pode estar se referindo ao nome divino de Deus. O termo hebraico para memória é traduzido por memorial em Êxodo 3.15. Deus Se descreve como piedoso e benigno (Êx 34.6,7; Nm 14.18). Davi cita as palavras do próprio Deus para louvá-Lo por Seu caráter misericordioso (Sl 86.5,15; 111.4; 112.4).
Todas as suas obras repete as palavras de Salmos 19.1-3. Tudo o que Deus fez possui as marcas de Sua grandeza (Sl 111.2). A tarefa dos justos é espalhar as obras do Senhor a todos. Como o reino de Deus é eterno, a mensagem de Suas maravilhas precisam chegar a todas as pessoas da atualidade.
As palavras sustenta a todos que caem descrevem as ações contínuas de Deus em favor dos necessitados, sugerindo que sejam ações absolutas e imutáveis. Ainda assim, as mesmas pessoas que cantam seu louvor também clamam ao Senhor aflitas, em salmos de lamentação. Em um mundo difícil, os salmistas se deleitam em afirmar que Deus é bondoso e que Seu poder, Seu amor e Sua preocupação com Seu povo não têm limites. Os salmos celebram cada exemplo da misericórdia salvadora de Deus e todos de Sua graça. Vezes sem conta, em inúmeras ocasiões, a totalidade dos exemplos se torna uma bela tapeçaria de Sua contínua misericórdia.
O emparelhamento de justo com santo é uma demonstração vigorosa do caráter de Deus. Sua justiça leva ao Seu juízo perfeito; Sua graça leva aos Seus atos de salvação e perdão. Deus tanto preserva como destrói com base em Sua percepção infalível dos intuitos e propósitos humanos. Davi decidiu ser fiel no seu louvor ao Senhor (Sl 146.1), mas também enxergava seu louvor como parte do louvor de toda a criação — ou seja, toda a carne.
Direto da Redação para Palavra de Fé
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.