Pouso Alegre, juntamente com outras 26 cidade em todo o Brasil, foi selecionada para ser inserida no programa de saneamento básico do Ministério das Cidades. O acolhimento da proposta da Prefeitura foi divulgado na sexta-feira, 14 de setembro, e já publicado no Diário Oficial da União.
Em julho de 2017, o prefeito Rafael Simões priorizou junto ao Ministério das Cidades uma proposta na modalidade de Manejo de Águas, buscando a solução para as inundações que ocorrem em períodos de chuvas em ruas do centro, como a Comendador José Garcia, Bom Jesus, Monsenhor Dutra, São João e Adolfo Olinto, provocadas pelas águas pluviais vindas dos bairros Primavera, João Paulo II, Santo Antonio e Boa Vista.
A Carta Consulta de Pouso Alegre foi aprovada, totalizando o investimento em R$14.783.931,59, com contrapartida da Prefeitura de R$739.198,58. A etapa seguinte será a aprovação do projeto básico junto à Caixa Econômica Federal e, posteriormente, junto ao Ministério das Cidades. Para isto, município contratou a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Com as devidas aprovações, o contrato de financiamento deverá assinado e elaborado o projeto executivo para abertura do processo licitatório, com início de obras previsto para o primeiro semestre de 2019.
As galerias pluviais, principalmente das áreas centrais da cidade, não são suficientes para todo o escoamento gerado durante chuva intensa, ocorrendo incidência de alagamentos e inundações. O Jardim Primavera é uma das principais áreas afetadas. O bairro drena águas oriundas de locais adjacentes como, João Paulo II, Santo Antônio e Boa Vista, causando uma sobrecarga no sistema de galerias.
A Prefeitura realiza investimentos em obras de melhorias e reforma das galerias pluviais, mas ainda assim há ocorrência de enchentes, principalmente durante os meses de dezembro e janeiro. Com as intervenções previstas para a Bacia do Primavera, a Prefeitura pretende dar uma solução definitiva ao problema.
Fonte: Ascom/PMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.