Além da sentença mais conhecida para crimes, a prisão, existe em lei a possibilidade de alternativas penais aplicadas em delitos de menor potencial ofensivo, onde a pessoa possa cumprir em Prestação de Serviço à Comunidade (PSC). Em Pouso Alegre mais de 70 pessoas executam as atividades, entre elas serviços como: capina, manutenção, limpeza e outras ações em repartições públicas do município.
“É importante ressaltar que os trabalhos são realizados por meio de uma parceria da Prefeitura com o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG). Diante disso, o Setor de Recuperados faz essa ponte para que seja possível a execução do serviço, que é sempre supervisionado pelo sr. Benedito da Silva Cunha, o Pastor Ditinho”, explica a Secretária Municipal de Políticas Sociais, Marcela Reis Severino do Nascimento.
Durante a semana eles são divididos em duas frentes de trabalho: limpeza das repartições públicas e entidades; e serviço de atendimento ao público, pequenos reparos e manutenção. Já aos finais de semana realizam a capina e limpeza de bairros e praças; limpeza das frotas de veículos da Prefeitura e limpeza e apoio nos almoços do Centro Municipal de Acolhimento Provisório para Adultos (CEMAPA).
“Em Pouso Alegre o projeto existe há mais de 10 anos, e recentemente as ações foram reestruturadas e ampliadas para promover a ressocialização”, pontua a Secretária.
Ascom/PMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.