Os 513 deputados eleitos para a 57ª legislatura (2023-2027) da Câmara dos Deputados foram empossados nesta quarta-feira, em sessão no Plenário Ulysses Guimarães, entre eles o deputado federal eleito em 2022 Rafael Simões que foi prefeito em Pouso Alegre.
Em chamada nominal por estado, cada um dos parlamentares respondeu “assim o prometo” após a leitura do juramento de posse: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”. Em alto em bom som, Rafael Simões bradou: “Assim eu prometo”. Simões faz primeiro discurso após tomar posse como Deputado Federal Veja o vídeo.
Rafael Simões, tomou posse nesta terça-feira (1º) como Deputado Federal por Minas Gerais. Com isso, Pouso Alegre volta a ter um representante após 27 anos.
Só em Pouso Alegre, Rafael Simões recebeu quase 47 mil votos. A votação representou a 10ª maior votação do estado de Minas Gerais e a maior do União Brasil. Ao todo Rafael Simões, recebeu 144.924 mil votos. Com isso, ele conquistou uma das três cadeiras da legenda em Minas na Câmara dos Deputados, em Brasília onde foi empossado no dia de hoje 1º de fevereiro de 2023.
Jair Siqueira foi o último deputado federal por Pouso Alegre mas deixou o cargo para voltar a disputar a prefeitura de Pouso Alegre. Siqueira não era natural de Pouso Alegre, porém teve fortes ligações com a cidade, da qual foi Industriário (Grupo Sigra) prefeito três vezes por Pouso Alegre e Deputado Federal, sem nos esquecer que foi também presidente do Pouso Alegre Futebol Clube.
Neste período podemos destacar a presença de alguns deputados, entre eles merece ser citado o ex-deputado Bilac Pinto (União), de Santa Rita do Sapucaí. Em 2022 não disputou as eleições, transferindo para Rafael Simões todo seu apoio a quem se tornou grande amigo e aliado nas eleições.
Rafael Simões é advogado e produtor rural. Foi presidente da OAB em Pouso Alegre e Diretor Geral da Faculdade de Direito do Sul de Minas. Também foi presidente da FUVS – Fundação da Universidade do Vale do Sapucaí, mantenedora do Hospital das Clínicas Samuel Libânio e da Univás. Em 2016, foi eleito prefeito de Pouso Alegre com expressiva votação. E em 2020, foi reeleito, batendo o próprio recorde dos votos recebidos e sendo aclamado como um dos melhores prefeitos que essa cidade já possuiu.
Em 2022, para disputar as eleições para o cargo de Deputado Federal, deixou a Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, onde ficou com a 10ª colocação do mais votado entre os 53 eleitos por Minas Gerais. Obteve 144 mil votos, 47 mil votos em Pouso Alegre, e 97 mil em outras cidades da região.
Ministros
Oito parlamentares deverão se licenciar para exercer cargos no Poder Executivo. São eles as ministras do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede-SP); dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (Psol-SP); e do Turismo, Daniela Carneiro (União-RJ), que usa o nome parlamentar Daniela do Waguinho; e os ministros da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta (PT-RS); da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT-SP); das Comunicações, Juscelino Filho (União-MA); do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT-SP); e do Trabalho, Luiz Marinho (PT-SP).
No início a solenidade chegou a ser suspensa por 11 minutos para socorrer o ex-deputado e ex-senador Benedito de Lira, pai do presidente da Câmara. Atual prefeito de Barra de São Miguel (AL), ele desmaiou e foi levado ao serviço médico por brigadistas.
Considerados os quatro convidados a que cada parlamentar tinha direito, a sessão na Câmara reuniu mais de 2.600 pessoas. Além de integrantes do Poder Executivo, participaram representantes de 48 missões diplomáticas no Brasil.
Fonte: Agência Câmara de Notícias por Ralph Machado
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.