Com base forte na Câmara Municipal de Pouso Alegre, o prefeito Rafael Simões (DEM) e Cel. Dimas Fonseca (PSDB), iniciará 2021 com o pé direito, ao menos na questão política. No mínimo mais da metade dos vereadores que tomaram posse em evento nesta sexta-feira, 1º de Janeiro serão aliados do chefe do Executivo. A chapa do prefeito reeleito elegeu 11 vereadores.
Na solenidade, que aconteceu no plenário da Câmara Municipal a partir das 18hs, o reeleito prefeito Rafael Simões e o vice, Dimas Fonseca, participaram de forma remota e objetiva na cerimônia de posse que foi presidida pelo vereador mais idoso, Gilberto Barreiro (PP). Os vereadores da situação formarão a maior bancada da Casa a partir de 2021. Também compôs a Mesa de Honra o Deputado Estadual Dr Paulo Valdir.
Rafael Simões foi reeleito prefeito de Pouso Alegre, com expressiva votação, a maior de todos os tempos dada a um candidato para o Executivo, ele obteve 79,50% dos votos, o que demonstrou a aprovação e a gratidão do eleitorado pousoalegrense. O prefeito tem 56 anos, é casado, pai de cinco filhos, foi presidente da OAB Pouso Alegre, Diretor da Faculdade de Direito do Sul de Minas, Presidente da Fuvs – Fundação de Ensino do Vale do Sapucaí, é advogado e professor.
A cerimônia aconteceu sem a presença de público, a entrada foi restrita, prefeito e vereadores eleitos tiveram o direito de levar dois convidados no máximo. Alguns secretários municipais e a imprensa também limitada. Foram respeitadas regras para evitar a contaminação pelo novo coronavírus conforme determinação da Vigilância Sanitária Municipal de Pouso Alegre.
Na entrada, todos fizeram uso de álcool em gel, a temperatura aferida e no plenário a acomodação seguiu o recomendado cadeiras distantes uma das outras pessoas.
Também foram empossados os 15 vereadores eleitos para a Legislatura 2021/2024. Arlindo Motta Paes, Bruno Dias, Dionício do Pantano, Dr Edson, Elizelto Guido, Ely da Auto Peças, Gilberto Barreiro, Hélio da Van, Igor Tavares, Leandro Morais, Miguel Júnior Tomatinho, Odair Quincote, Oliveira Altair, Reverendo Dionísio e Wesley do Resgate.
A posse também foi marcada, pela definição da corrida pela presidência da Câmara. A eleição da Mesa Diretora ocorreu logo após a assinatura dos termos de posse. A inscrição das chapas é permitida até instantes antes da votação. Por unanimidade, Bruno Dias (DEM) é o novo presidente para o exercício em 2021. Foi eleita a seguinte Chapa: Presidente Bruno Dias, Vice-Presidente Elizelto Guido, 2°Vice-Presidente Dionício Pereira, Secretário Leandro Morais, 2°Secretário Miguel Júnior Tomatinho. Bruno que também é professor aposta no trabalho feito durante seu primeiro mandato. Toda a composição da Mesa Diretora foi definida e aprovada. Bruno Dias está em seu segundo mandato e vai presidir a Câmara pela primeira vez.
Em seu pronunciamento como novo presidente da Câmara o vereador reeleito Bruno Dias fez um resgate conceitual da importância do trabalho do vereador como representante do povo pouso-alegrense; visivelmente emocionado, Bruno lembrou ainda a memória do vereador Adelson do Hospital que faleceu no mandato anterior. “Que tenhamos a nobreza e humildade de neste curto espaço de tempo fazer o que é certo e não o que agrada a todos. Que possamos honrar a virtude de servir” finalizou o novo presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre, vereador Bruno Dias.
Seguindo o regimento interno da Câmara, a sessão de posse foi presidida pelo vereador mais velho, o experiente vereador, por cinco legislatura Gilberto Barreiro (PP), coordenou os trabalhos, houve o juramento dos empossados e assinatura dos termos de posse e a declaração de seus direitos como empossados.
O prefeito Rafael Simões fez ao discursar fez primeiro agradecimentos a familiares, amigos empresários, todos os secretários que o acompanharam no primeiro mandato e aos deputados Dr Paulo (estadual) que se fez presente e Bilac Pinto (federal).
Em seu discurso, Rafael Simões salientou os desafios vencidos no primeiro mandato, apontando diversos aspectos como a Saúde, Educação, geração de empregos de qualidade dentre outros. “A população de Pouso Alegre entendeu nosso esforço em administrar a cidade, em fazer Pouso Alegre avançar e nos reconduziu, nos elegeu mostrando que o resultado do nosso trabalho tem feito Pouso Alegre se desenvolver cada vez mais”, ressaltou Rafael Simões.
Na sequência, Simões destacou as ações de cada secretaria de seu governo, para depois, falar das metas para o segundo mandato que se inicia. Não poupou alfinetadas em seu discurso, quando comparou vereadores de oposição em seu primeiro mandato, alertando os novos para que procurem olhar para os anseios da população e trabalharem unidos em prol do município.
Falou de suas obras, conquistas e sua aprovação na condução da administração pública, tendo como resultado votação expressiva o que lhe dá muito ânimo de continuar avançando para um futuro melhor para todos. Rafael Simões foi reeleito com 50.377 votos, o que representa 79,50%
O time do prefeito não deve sofrer grandes alterações neste ano. Logo após ser reeleito para o cargo em primeiro turno, Rafael Simões externou o desejo de dar continuidade ao trabalho desenvolvido por sua equipe de trabalho, dizendo que por opções próprias apenas dois deles serão trocados. Ao todo serão empossados nove secretários municipais, o chefe de gabinete, o procurador-geral do município, o controlador-geral, o assessor de assuntos jurídicos e quatro superintendentes.
Prestigiando a cerimônia de posse, se fez presente o deputado estadual Dr. Paulo Valdir, que foi vice-prefeito de Rafael Simões no primeiro mandato e vem desempenhando com deputado um excelente trabalho na Assembleia Legislativa de Minas Gerais em prol de Pouso Alegre e todo Sul de Minas.
O vice de Rafael Simões é Cell Dimas da Fonseca, do PSDB, que foi comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais em Pouso Alegre, que foi chefe de gabinete do atual prefeito reeleito, que esteve na Univás com Rafael Simões.
Assista o resumo dos principais momentos da cerimônia de posse que aconteceu no auditório do plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre.
Direto da Redação
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.