Agradecendo a Deus pelo ministério que lhe foi confiado, o Padre José Neilo Machado celebrou na manhã de quinta-feira, 2 de fevereiro, na Célula São Francisco de Assis, comunidade Nossa Senhora das Dores, em Pouso Alegre (MG), uma missa em Ação de Graças pelo seu aniversário de três anos de ordenação presbiteral. A ocasião reuniu amigos e familiares para a solenidade.
À ocasião, era para ser comemorada com uma homenagem também ao Reverendo Padre Antonio Vasconcelos, que além de três anos de sacerdócio, também comemorava mais um aniversário. Mas Deus escreve certo por linhas tortas e teremos que esperar mais um pouco, para que possamos novamente nos unir nos mesmos ideais de sempre.
Outra forma que considerou importante para essa comemoração é a exibição do vídeo, de sua Ordenação Presbiteral (Sacerdócio), ocorrida em 02 de fevereiro de 2020, pela imposição das mãos de Dom Sebastião Costa de Lima, tendo como auxiliar o bispo Dom Ronaldo Melo de Poços de Caldas. Também presentes na ordenação; Reverendo, hoje bispo, Dom Dionísio Ailton Pereira; Rev. Ismael Hultado; Padre Mário Luiz Navarro; Padre José Benedito Carvalho; Frei Rogério Cruzantonio; Frei Simeão Costa de Lima e Pastor Valdo de Souza. O ex-prefeito de Pouso Alegre Enéas Chiarini; o ex-chefe de gabinete Dr. Tarcísio Geraldo de Freitas; os vereadores Dr. Rafael Aboláfio e Campanha, amigos e familiares dos ordenados, que juntos somaram quase duzentas pessoas.
Padre Antonio Vasconcelos
“Como o senhor mesmo gosta de dizer: “É uma alegria imensa” celebrarmos juntos mais um ano de nossa vida sacerdotal e ter alguém como nosso pastor”. Ainda jovem, com 16 anos de idade, Deus lhe fazia o primeiro chamado, que foi quando entrou para o seminário, tendo como exemplo a dedicação e o apoio de Padre Mário Navarro. E hoje, rendemos graças por estarmos juntos completando três anos de vida consagrada a Deus e ao povo.
Recordo, certa vez, que Dom Sebastião Costa de Lima, nosso arcebispo oficial ordenante disse-nos: “Vocês tem tudo para seguir o Bom Pastor e o tomar como seus, o exemplo por Ele deixado. Conhecendo suas ovelhas e as chamando pelo nome, porque ser padre é para sempre”.
Somos eternamente gratos a Deus, e a Dom Sebastião, por nos presentear com a sua presença em nossas vidas e, nos consagrar padres. Pelos ensinamentos, orações, bençãos de Deus vindas por intermédio de suas mãos ungidas e por buscar conhecer a cada um de nós verdadeiramente, não olhou nossos defeitos e sim nossas qualidades e a vontade que tínhamos de servir.
A alegria cristã é convincente, pois é um testemunho vivo de quem se esvazia de si para se preocupar com os demais, especialmente por colocar o seu coração em Deus. Aprendemos com ele que “O Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas”.
É impossível, Padre Antonio, lembrar do senhor e não pensar no amor doação e na alegria em servir, sempre que lhe solicitei uma ajuda por mais árdua que ela fosse, sempre esteve presente, e buscou os mesmos caminhos que procurei seguir, para manter a unidade da fé e à amizade que nos une. E, como dizia São Tomás de Aquino: “Quanto maior é o amor, maior é a alegria”.
Gratidão por sempre transbordar o seu sorriso e a sua colaboração na nossa comunidade. Nossa porque também ela é sua. Sou grato ao Padre Mário Navarro que nos abriu a porta para a ordenação, era sem dúvidas a mão de Deus, 2 de fevereiro de 2020, dia do seu aniversário, data em que fomos ordenados. No mês seguinte estourou no mundo a pandemia e a Covid 19, que por sua vez, acabou levando nosso bom ordenante e guardião da Fraternidade Católica Anglicana Filhos de Assis para o Céu. Órfãos fomos buscar outros apriscos para continuar nossa missão.
Desejamos conservar em nosso coração a fé, a esperança e o amor em continuarmos juntos na mesma estrada. Aqui há um povo esperando e um redil de vidas que dependem do sim cotidiano para nos unir. Por isso, rogamos a Deus para que sejam renovadas a confiança e a perseverança no caminho que Ele o colocou, e estou de braços abertos para o acolher, embora não depende de mim e sim, das circunstâncias que encerra cada um de nós, na missão que escolhemos para vivenciar e pregar o Reino de Deus. Que o nosso amor serviçal seja a marca do nosso sacerdócio! Difícil é vencer os obstáculos, os preconceitos, as discriminações que criam barreiras e abismos para a concretização de sonhos. Mas confiemos no amor de Deus e na generosidade das pessoas que nos cercam.
“Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”. Que a Virgem Mãe das Dores e São Francisco de Assis o proteja e o guie sempre para que continue a impregnar o seu semblante e os seus gestos e palavras com a alegria que traz o Nosso Senhor Jesus Cristo.
O vídeo exibido neste momento, é ainda uma homenagem ao Arcebispo primaz Dom Sebastião Costa de Lima que fez de Simeão Pereira Lima, eu e você frades, reverendos e padres.
Hoje, acolhido na IVCM – Igreja Veterocatólica Missionária, sob a regência do presidente e arcebispo primaz Dom José Fernando de Faria, desde 16 de dezembro de 2021, vou me dedicando, com obediência e respeito a instituição, torcendo para, quem sabe, em breve podermos estar novamente juntos. Ao relembrar nossa ordenação, fica nossa gratidão a todos que conosco vivenciaram tão importante data, e queira Deus, nos dê saúde e discernimento para juntarmos o nosso rebanho no mesmo redil e caminharmos na construção de um mundo melhor semeando a Palavra e comungando da mesma Eucaristia. Se Deus é por nós, quem poderá ser contra?
Direto da Redação por Rev. Pe. Neilo Machado
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.