Em uma época em que muitos em Jerusalém estavam confusos com a identidade do Salvador, Jesus ensinou: “Se alguém quiser fazer a vontade de meu Pai, conhecerá a respeito da doutrina”. Se quisermos ir além de simplesmente aprender a doutrina e saber quem é Jesus Cristo precisamos colocar a fé em ação.
A história de Marta e Maria mostra que há mais de uma maneira de o servir em nossa própria vida. O Evangelho de hoje diz que Jesus foi para um povoado na casa de Marta em Betânia para ensinar-lhes o Evangelho. Marta tomou para si a responsabilidade principal de ser uma boa anfitriã, porém estava ocupada com muitos afazeres, enquanto sua irmã, Maria, sentou-se aos pés de Jesus para o ouvir falar.
As diferentes abordagens das irmãs em servir ao Mestre nos ensinam a respeitar e honrar aqueles que manifestam seu discipulado de várias maneiras. Os ensinamentos de Jesus nessa história também mostram a perspectiva de que as mulheres eram livres para escolher, continuar com suas tarefas domésticas ou sentar-se para ouvi-lo?
Na celebração da semana passada a liturgia nos mostrou que antes de Jesus falar com Marta e Maria, Lucas registrou a parábola do Bom Samaritano. Ali, o Salvador nos ensina a mostrar misericórdia pelo próximo, oferecendo alimento, abrigo e cuidados a qualquer pessoa necessitada demonstrando nosso amor ao próximo.
Os atos de Marta ocupada com “muito serviço” indicam sua aceitação e interpretação desse princípio conforme ela colocava a fé em ação. Pode ser que servir “à maneira de Marta” seja o melhor em algumas ocasiões, enquanto em outras podemos seguir “a atitude de Maria” ou mesmo alguma outra que não se encaixe nessas duas categorias.
Podemos usar o exemplo de Marta e Maria em nossa vida e pedir a orientação do Espírito Santo para servir da melhor maneira. Atentemos para nossas atitudes enquanto servimos da maneira que escolhermos, lembrando-nos de que nossa convicção de seguir a Cristo é o que mais importa.
O importante na lição de hoje é que sempre nos encontremos aos pés do Salvador, dispostos a ouvi-lo. Marta pede a Jesus que mande Maria ir ajudá-la. Jesus lhe responde: Marta, Marta! Você está preocupada e agitada com muitas coisas, quando uma coisa só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada, ou seja, ela continuaria ali ouvindo o que ele tinha a dizer.
Meus queridos irmãos que nos assistem pela TV Jornal da Cidade e Redes Sociais. Participar ativamente da Santa Missa é uma forma de sentarmos aos pés de Jesus; seja pelo celular, pela televisão, pelo rádio, pelas redes sociais ou estar pessoalmente ligado a alguma igreja e saber ouvir.
Direto da Santa Missa em Seu Lar
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.