As leituras deste Domingo traz como tema a “luz do mundo” e assim devemos “viver na luz”. No Evangelho, Jesus apresenta-se como “a luz do mundo”; a sua missão é libertar os homens das trevas do egoísmo, do orgulho e da autossuficiência. Esta proposta de Jesus nos convida é enveredar por um caminho de liberdade e de realização que conduz à vida plena.
Desta ação de Jesus nasce, o Homem Novo, isto é, a humanidade elevada às suas máximas potencialidades de comunicação pelo Espírito Santo. As Leituras nos recordam a luz da fé que recebemos no Batismo e que estão presente em nossa vida.
Jesus nos revela hoje como a “Luz do Mundo”, para libertar todos das trevas. A cura do cego descreve o processo de fé: das trevas da cegueira, para a luz da visão; da visão física, para a Luz da fé em Cristo. É uma catequese sobre a fé, num contexto batismal.
No “cego” curado podemos ver todos os que renascem pelo Batismo, acolhem Jesus e o seguem. Jesus começa por cuspir no chão, fazer barro com a saliva e ungir os olhos do cego. O gesto de fazer barro reproduz a criação de Deus em Gênesis 2,7 (quando Deus faz o homem do pó, do barro). A missão de Jesus é criar um Homem Novo, animado pelo Espírito.
– A disponibilidade do cego em obedecer as ordens de Jesus é um elemento essencial na cura, fundamental naquele momento de sua adesão à proposta que Jesus lhe faz. O caminho de fé do cego é um itinerário para todo cristão. Este momento sublime revela o conhecimento de Cristo que nos oferece um verdadeiro caminho catequético.
Neste tempo quaresmal, preparemo-nos para a adesão total a Jesus e ao seu Reino. Iluminados pelo Batismo, possamos iluminar também nossa Prelazia e nossa Comunidade, nossa família e nossa sociedade.
Assim, é a Quaresma: uma oportunidade de renovação da nossa aliança de amor e fidelidade com Deus, sublinhada pela alegria do encontro com o Mestre Jesus. O Cristo, Luz do mundo, nos convida sempre a sermos luz e que não ofusquemos a vida de ninguém, crendo sermos melhores que todo o mundo.
Direto da Santa Missa em Seu Lar
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.