O Santo que hoje comemoramos, nasceu em 1189 em Assis, na Itália. Batizado como Giovanni di Pietro di Bernardone, conhecido por São Francisco de Assis, era filho de um rico casal de comerciantes, Senhores feudais da época, o que lhe proporcionou uma vida de luxo e tranquilidade. Quando ainda adolescente, era orgulhoso e bastante vaidoso e, como outros rapazes de sua época, entregava-se à diversão sem grandes preocupações. Depois de convertido, seu exemplo de vida foi baseado na vida de Jesus e até hoje é um dos santos mais querido da igreja católica.
Antes de sua conversão, sonhando com glória e reconhecimento, Francisco foi para a guerra, onde foi capturado. Permaneceu preso por um ano e passou um longo período doente. Ainda sedento de fama, quis tornar-se cavaleiro. Como, para conquistar esse posto, teria que começar como escudeiro de um nobre, partiu em viagem. Durante o percurso, ao encontrar os mendigos e andarilhos, foi se desfazendo de seus pertences. Voltou para casa com a semente da mudança plantada em seu coração, indignado com a injustiça que separava pobres e ricos.
Certa vez, enquanto rezava na capela de São Damião, Francisco ouviu Deus lhe perguntar: “Vá, Francisco, e restaure a Minha Casa!”. No início, imaginou que fosse um pedido para reformar a pequena igreja. Por isso, vendeu seus bens e usou o dinheiro para a obra do local. Mais tarde, compreendeu que Deus lhe pedia ajuda para recuperar a própria Igreja enquanto instituição.
Diante de tal missão, o jovem Francisco fez votos de pobreza e se comprometeu a viver fielmente o exemplo de Cristo, seguindo à risca o Evangelho. Em vez de recolher-se a um mosteiro, como era costume da época, pregava de forma itinerante, levando a palavra de Deus aonde suas forças o permitiam.
São Francisco de Assis inspirou uma legião de seguidores exaltando a bondade de Deus e a maravilha da natureza, dedicando-se aos pobres e cuidando dos outros como se fossem irmãos. Em 1208, pediu autorização ao papa para fundar uma irmandade. Alguns anos depois, foi reconhecida a “Ordem Mendicante dos Frades Menores”, cuja principal característica era a opção pela pobreza.
Em 1224, já doente, Francisco renunciou à direção da irmandade e se retirou para uma floresta, vivendo em contato com a natureza. Morreu ao lado de seus discípulos em Assis, no dia 4 de outubro de 1226 e foi canonizado dois anos depois, pelo papa Gregório IX.
Ao encerrar faço minhas as palavras de Francisco “Onde há amor e sabedoria, não tem temor e nem ignorância. Tome cuidado com a sua vida, talvez ela seja o único evangelho que as pessoas leiam. Quem a tudo renuncia, tudo receberá. Todos os seres são iguais, pela sua origem, seus direitos naturais e divinos e seu objetivo final.
A lição mais significativa que São Francisco deixou para a humanidade está expressa na saudação que ele dirigia a todos que encontrava: – “Paz e Bem”. Quando chegava a alguma casa Francisco dizia “A paz esteja nesta casa” ou “O Senhor vos dê paz”. E quando saia se despedia dizendo a todos: Paz e Bem!
Direto da Santa Missa em Seu Lar
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.