Na liturgia deste domingo celebramos a certeza de que “o Senhor vem”. No Evangelho Jesus dá instruções a respeito de como se deve viver a espera pela sua nova vinda. Suas orientações são direcionadas aos discípulos, mas com o propósito de alcançar a todos. “Vigiai!”
Isso significa que Jesus deixou à Igreja a tarefa do serviço e da vigilância, à maneira de servos e de porteiros do Reino de Deus. Vigiar, porém, não faz dos discípulos de Jesus meros servos à mercê dos caprichos de um patrão imprevisível nem, muito menos, vigias à espreita para dominar os vigiados.
– A Igreja, comunidade dos seguidores de Jesus, é companheira de todas as pessoas nos caminhos da história, é companheira do Mestre, que lhe deu o mandato de levar a concluir sua missão de instaurar o Reino de paz e fraternidade. Vigiar é a atitude de quem está sob a escuridão da noite, à espera da aurora do grande dia do Senhor, da vinda de Cristo, que a liturgia enfatiza com o termo Advento.
– Os tempos atuais, no dizer de Jesus a seus discípulos, são como uma noite. A expressão “à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer” são os quatro momentos nos quais se dividia a noite na Antiguidade: desde o pôr do sol, à meia-noite, ao cantar do galo, ao amanhecer. É noite de espera e de esperança de tempos melhores; estamos no meio da noite, antes da aurora da plenitude da redenção nos preparando para o Natal.
A esperança vem do fato de que o Senhor esperado é o mesmo que se ofereceu por nós. O vigiai é ficar atento no serviço, certo da vocação escolhida, enquanto os desatentos, em sono profundo se perdem por ilusões passageiras. O vigia deve enfrentar, com coragem e determinação, todas as adversidades que podem surgir durante a noite.
Estamos nos aproximando do fim deste ano, e teremos que prestar contas de nossos atos e ações e para isso é preciso estar atento. Este tempo de advento significa permanecer firme na esperança, animado pela certeza de que o Senhor vem. Portanto, o Advento é tempo do compromisso com a construção do Reino e com a conversão desejada. Estejamos atentos para esse tempo de preparação.
Direto da Santa Missa em Seu Lar
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.