É com imensa alegria que nos reunimos para celebrar o acontecimento central de nossa fé: a ressurreição de Cristo. Este dia o Senhor nos apresenta para nós, alegremo-nos e nele exultemos aleluia. Jesus permanece conosco para sempre, a morte já não tem poder sobre Ele. Na Eucaristia encontramos a força para testemunhar a vida nova do Ressuscitado.
Na primeira leitura Pedro, no seu discurso, apresenta uma catequese que sintetiza a vida de Jesus: ungido para a missão, viveu fazendo o bem para todos os necessitados; mesmo assim, foi perseguido e morto pelas autoridades. Deus, porém o ressuscitou, e ele agora está presente na vida da comunidade e da igreja.
Na segunda leitura se ressuscitamos com Cristo, somos convidados a viver a vida nova da sua ressurreição, não mais presos às coisas da terra, mas buscando as coisas do alto – os valores que Jesus viveu e revelou e que constituem o Reino pregado por Ele.
No Evangelho de hoje, Maria Madalena madruga e vai até o lugar onde Jesus havia sido sepultado. Ao ver o túmulo aberto e a pedra removida, assusta-se e vai contar o ocorrido aos apóstolos. Dois deles vão constatar o fato: Pedro não consegue ver além do que tinha visto diante de seus olhos; o discípulo amado João, porém, pela iluminação da fé, vê além das aparências e acredita.
A olhos purificados e cheios de fé é revelado mais que a exterioridade dos fatos. Jesus vive novamente para alegria de todos. Sua ressurreição é motivo de festa, e por isso a Igreja comemora este dia, simplesmente porque Ele vive e podemos crer no amanhã.
Direto da Santa Missa
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.