A ideia de que teriam de comer a carne e beber o sangue de Jesus escandalizava a muitos dos discípulos, justamente porque estes procuravam entender com a mente aquilo que só o Espírito poderia fazê-lo. Por isso, Jesus foi firme diante dos questionamentos sobre as “palavras duras de comer o seu corpo e o seu sangue.”
Nós também nos escandalizamos com os mistérios de Deus porque a nossa fé é muito pequena e não compreendemos que as palavras de Jesus são espírito e verdade. Entendendo com a razão e dentro da lógica humana seria impossível acontecer o que Jesus afirmara, porém o “Espírito é que dá vida” e “as palavras de Jesus são espírito e vida!” E o Espírito é dado em abundância a quem reconhece que só Jesus tem as palavras de vida eterna!
Desse modo, Jesus nos ensina a não racionalizar as coisas sobrenaturais. Diante da evasão de alguns, Jesus deu um ultimato aos Seus seguidores: “Vós também vos quereis ir embora?” Pedro respondeu em nome dos outros discípulos: “a quem iremos Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o santo de Deus.” Alguns discípulos se afastaram de Jesus, ficaram aqueles que creram e reconheceram que “Ele era o santo de Deus”.
Enquanto a primeira leitura nos provoca a responder “a quem servir”, o Evangelho nos questiona sobre “a quem ir”. As palavras de Jesus são difíceis de ser “digeridas”, por isso muitos abandonam. Nem por isso o Mestre ameniza seu discurso, mas interpela seu grupo mais próximo: Vocês também querem ir embora? Um representante do Grupo, Pedro testemunha: “A quem iremos?” Tu tens palavras de vida eterna.
Ainda hoje muitos procuram “adocicar” as palavras do Evangelho, para torná-las mais atraentes e assim conquistar mais fiéis. Quem não quer compromisso com o projeto de Jesus acaba seguindo outro caminho.
Assim como naquele tempo, hoje também são muitos os que se afastam, os que não querem entender, os que duvidam, até os que zombam de Cristo, pois não alcançaram ainda os mistérios divinos e não se renderam ao que o Espírito revela! Que possamos diante das palavras de vida eterna nos submeter ao reino do Amor de Deus. – Como você se sente em relação àquelas pessoas que não creem? – Como você tem demonstrado diante delas a sua fé em Jesus presente na Eucaristia? Quais serão as palavras de vida eterna que Jesus hoje quer lhe revelar?
Diferentemente dos influenciadores digitais de nosso tempo, Jesus não almeja apenas números cada vez maiores de seguidores em suas redes. Ele quer, antes de tudo, discípulos e discípulas cada vez mais capazes de escutar, viver e anunciar a boa notícia.
Direto da Santa Missa
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.