A Liturgia desta Santa Missa em seu Lar nos ajuda a conhecer a natureza da realeza de Jesus, cujo reinado não é deste mundo e que, por isso, não faz concorrência aos reinos terrestres, Alias durante seu ministério público, Jesus foge quando querem fazê-lo rei, evitando dar à sua missão messiânica um cunho político e terreno.
Jesus é entrevistado por Pôncio Pilatos, que lhe pergunta se ele é rei dos judeus? Jesus para surpresa do governador lhe responde que é Rei, que para isso nasceu e veio ao mundo. Mas deixa bem claro, que seu reinado não se assemelha aos reinos deste mundo, mas investido para realizar o projeto do Pai. Jesus veio ao mundo para dar testemunho da verdade de Deus. Na proposta do seu reino, todos estão a serviço uns dos outros no amor ao próximo.
Jesus veio para instaurar seu Reino de Justiça e Verdade. Cristo Rei do Universo é o tema básico desta última celebração do tempo comum, quando iniciamos o tempo do Advento, nos preparando para a chegada do Menino Deus, do Natal que se aproxima. Jesus é o único mediador da Salvação de toda a criação, em Jesus Cristo todas as coisas encontram seu acabamento e consistência; por Ele todos os homens tem acesso a Deus Pai, participando da única família de Deus; é Ele o primogênito de toda a criação, a imagem do Deus invisível, cujo desígnio criador e salvador depende dele; é Ele o Redentor que reconcilia com seu sacrifício os homens, e vencendo a morte; finalmente se torna a Cabeça do Corpo que é a Igreja Una e Santa, conquistada com seu sangue como propriedade ou povo que lhe pertence para realizar sua vontade.
Enfim esta solenidade conclui o ano litúrgico e é como uma recapitulação dele, com mais cantos e alegorias na preparação da natividade de Jesus que se aproxima. Neste ano, o Evangelho de Marcos, com muita força, apresenta-nos Jesus como o anunciador do Reino de Deus. Fomos, durante todo o ano de 2021, convidados a fazer parte deste Reino de Amor, de Justiça, de Sacrifícios, mas também de paz.
“Senhor Jesus, aceita-nos como membro do Reino que viestes implantar na História Humana, deixando que Deus vosso Pai, seja o Senhor da nossa Vida. Amém”.
Direto da Santa Missa e seu Lar
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.