Na celebração de hoje lembramos que as festas de casamento, são bonitas, românticas, com leituras Bíblicas e músicas especiais. Mas não podemos esquecer que há festas e festas! Festas sadias, edificantes, mas há festas pecaminosas, corruptoras, que pervertem, destroem. Mas a que vamos presenciar na Liturgia de desta santa celebração, aconteceu nos tempos de Jesus em Caná da Galileia. Ele foi a uma festa de casamento, onde a família de Jesus estava presente, e também o colégio apostólico. Algumas lições podemos aprender através deste texto bíblico que nos traz Maria como intercessora.
Jesus estava na festa de casamento porque havia sido convidado pelos noivos. “E foi também convidado Jesus e seus discípulos para as bodas”. Esse casamento foi abençoado, porque Jesus realizou ali um milagre. É preciso entender que Jesus aceita convites, você precisa convidá-lo para fazer parte de sua vida. “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, cearei com ele e ele comigo” Apocalipse 3:20. Jesus está esperando que o convidemos para entrar em em nossa vida e fazer parte dela.
Voltemos a festa de Caná da Galileia – “faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não tem vinho”. Maria estava diante de um problema, faltou vinho; o que fazer? Ela nos dá um grande exemplo: Levou o problema para Jesus. Sabia que só Jesus poderia resolver aquela situação e resolver interceder em favor dos noivos. Com essa atitude de Maria, aprendemos que devemos levar nossos problemas e dificuldades diretamente a Jesus. Maria era uma mulher muito sábia, consciente de sua humanidade. Uma pena que seus fãs e devotos sejam tão cegos e não consigam ver que todo problema levado a Jesus, pode ser direcionado a ela, para que chegue até Jesus. Pois, Ele tem poder para fazer maravilhas.
“Aprendamos com Maria a levar nossos problemas e dificuldades diretamente a Jesus, porque Ele tem poder para nos ajudar.”
“Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora”. Isso mostra que não é como nós queremos. Jesus sabe a hora de agir! Nada acontece, nem antes e nem depois da hora estabelecida por Deus. Às vezes pedimos algo, temos um problema que precisa de solução, e Ele diz: Ainda não é chegada a minha hora. Quando o cego Bartimeu clamou: “Jesus filho de Davi, tem misericórdia de mim” Jesus perguntou o que ele queria e o atendeu imediatamente. “Vê, a tua fé te salvou”. Abraão também orou pedindo um filho e Deus mandou que ele esperasse, e durante 25 anos esperou até que Deus cumprisse a promessa. O nosso tempo pode não ser o tempo de Deus.
Jesus pensa, era sua mãe lhe fazendo um pedido, e como filho obediente, “Disse aos servidores, Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram. E, logo que o mestre-sala provou o vinho; chamou o noivo. E disse-lhe: Todo homem põe primeiro o vinho bom, então quando todos já estão embriagados serve o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.” Tudo o que Jesus ordenou que os servidores fizessem, eles fizeram. Foi uma prova para a fé deles.
Nossa obediência a Jesus é também uma prova de fé, é uma prova de amor. Nunca podemos duvidar dos seus feitos, mas temos que saber esperar a hora certa, porque, sem dúvidas seremos recompensados. Todas as pessoas que são conscientes sabem da importância da obediência a Jesus. E Maria demonstra ser uma pessoa consciente, pois disse aos serventes: ”Fazei tudo o que Jesus vos disser”.
Maria obedecia a Jesus e intercedia pelos noivos, ensinava as pessoas a obedecerem a Jesus, tornou-se nossa intercessora junto ao Filho.
Assim, aprendemos grandes lições através das Bodas em Caná da Galileia. O Senhor vai onde é convidado. Não entra sem convite! Podemos levar todos os nossos problemas e dificuldades a Ele na certeza de que atenderá na hora certa, pois coloca em prova nossa fé e méritos para depois nos recompensar. Não podemos esquecer que onde Jesus entra, leva bênçãos, manifesta a sua glória e fortifica a fé. A transformação da água em vinho é o primeiro dos sete sinais relatados pelo Evangelho de João e Maria por sua vez continua a nos dizer: Façam tudo o que meu Filho vos disser. Deixe Jesus entrar em tua vida agora. Convide Jesus para entrar em tua vida… e seja obediente. Amém!
Direto da Santa Missa em Seu Lar
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.