Mais um novo programa da TV Jornal da Cidade, a Santa Missa foi transmitida pela primeira vez em 4 de fevereiro de 2020 por ocasião da ordenação do Reverendo Padre José Neilo Machado, com missa solene celebrada pelo arcebispo de Palmas/TO, Dom Sebastião Costa de Lima. A missa foi assistida por autoridades civis e militares e depois por diversos padres entre eles: Frei Rogério Cruz Antonio, Reverendo Ismael Hultado, Reverendo José Neilo Machado.
A celebração de hoje é presidida pelo Reverendo Frei Simeão Costa de Lima, auxiliada pelo Padre Rev. Neilo Machado da Fraternidade Católica Anglicana dos Filhos de Assis e é destinada a dar conforto espiritual aos que se encontram de quarentena, principalmente aos que não podem se deslocar até uma igreja, por motivos desta pandemia que assola o país e o mundo neste tempo de coronavírus que estamos atravessando.
O bom pastor
A imagem do pastor com as suas ovelhas deixa insensíveis muitos que buscam a Santa Missa como refúgio nestes tempos de isolamento social. Pois, de fato, não apreciamos muito ser comparados a um rebanho obediente, no qual cada um perde a sua especificidade de liberdade para ir e vir em tempos de pandemia, por causa do coronavírus. Mas, deixando isto de lado, e nos aprofundando no tema da missa deste domingo, 03 de maio de 2020 perguntemo-nos sobre o que Jesus quer nos dizer com esta imagem tão característica de certa região e de uma época bem determinada.
Hoje vemos igualmente pessoas inscreverem-se em partidos e colocarem-se na defesa de seus líderes quer sejam políticos, confessionais ou ideológicos. Gurus é o que não falta. Jesus paradoxalmente nos convida à liberdade frente a todos os condutores de homens, mesmo quando as circunstâncias nos levam a cerrar fileira dentro de nossos lares, como segurança máxima, tendo em vista este ou aquele resultado.
Não podemos dizer: “Eu sou de Paulo!”, ou “Eu sou de Apolo!”, ou “Eu sou de Cefas!” (1 Coríntios 1,12). Jesus opõe o “bom pastor” ao mercenário, isto é, àquele que trabalha para o seu próprio interesse: dinheiro, notoriedade, poder… Para este, a prosperidade das “ovelhas” não é o seu objetivo; estas são para ele apenas um meio.
Assim, mais uma vez, neste dominical pascal, se põe para nós uma questão fundamental: o que buscamos na vida, por detrás de nossas condutas, na superfície muitas vezes louváveis, mas que às vezes têm, por fim, tão somente nos justificarmos aos olhos dos outros ou aos nossos próprios olhos, para confirmarmo-nos a respeito de nós mesmos? Podemos às vezes ser “ovelhas”, quando nos fazemos servidores, e outras vezes, “mercenários”, quando nelas buscamos o interesse próprio.
Na Palavra de Deus encontramos a expressão “Bom Pastor”, fazendo referência a Jesus Cristo. Mas Jesus não é apenas um pastor com qualificado de “bom”. Ele é também verdadeiro, autêntico e totalmente preocupado com a vida e a dignidade de Suas ovelhas. Ele ultrapassa o nível da bondade, doando a vida pelos Seus.
Ao olharmos para a figura do Bom Pastor, de Jesus Cristo, devemos olhar para cada família e para nossas autoridades na busca de dias melhores para todos, principalmente para aquelas constituídas no serviço do povo em tempos tão lamentosos. Servir é um dom, é querer o bem e a prosperidade de quem é servido, superando todo tipo de atitude egoísta, de exploração e desempenho no poder de agir.
A Santa Missa
A Santa Missa em seu Lar conta, desde o primeiro programa, com a colaboração dos religiosos da Igreja Católica Apostólica Anglicana Unificada. A partir de fevereiro de 2020 para Pouso Alegre e o mundo, a pedido do próprio arcebispo D. Sebastião Costa de Lima. O programa “Palavras de Fé” passou a destinar uma parte do tempo para a divulgação de outro site específico de notícias da própria Fraternidade, transmitida diretamente dos estúdios da TV Jornal da Cidade em parceria com a célula São Francisco de Assis.
Nossa sincera homenagem ao vereador Rafael Aboláfio da Câmara Municipal de Pouso Alegre, que gentilmente doou em terreno para que seja construída em breve a Igreja de São Francisco de Assis, em terreno doado em parceria com o empresário Dirceu Vergani, no bairro Vergani. Outro que não tem medido esforço para colaborar no sentido de impressos é o empresário e presidente da Liga Esportiva de Pouso Alegre, Ernani Braga. Pessoas que no momento muito estão contribuindo para o crescimento da Fraternidade Filhos de Assis em Pouso Alegre/MG.
A partir de agora, até que esta pandemia termine, celebraremos a Santa Missa, todos os domingos as 10:00 horas da manhã, pelo sites: www.tvjornaldacidade.com.br e pelo site: voce.news/fraternidadefilhosdeassis bem como pelo Facebook. Um grande abraço a todos e que São Francisco de Assis nos proteja concedendo nos saúde e alegria na certeza de que breve estaremos unidos novamente na alegria e nas orações costumeiras. Contamos com sua audiência e visualização, nos seguindo por estas ondas de fé e amor ao próximo.
Com a determinação de isolamento social por causa do coronavírus, por enquanto não é prudente ir às igrejas, mas nem por isso deixaremos de acompanhar as celebrações que serão transmitidas pela internet através da TV Jornal da Cidade. Durante a semana estaremos divulgando as transmissão das santas missas, que você poderá ver com sua família a hora e quando desejar.
Assista, curta, comente o seu pedido de oração e compartilhe! Obrigado por abrir as portas da tua casa para a celebração desta Santa Missa em seu Lar. Neste momento de isolamento em que temos que ficar em nossos lares nada como orar em família. Família que reza unida, permanece unida. Um bom domingo a todos.
Leituras da 4ª semana do Saltério: At 11, 1-18 (Sl 41, 42) Jo 10, 11-18.
Direto da Redação
Celebrantes: Rev. Pe. Frei Simeão Pereira de Lima e Rev. Pe. Frei José Neilo Machado
Imagens e Edição do cinegrafista Vinícius Domingos
Finalização Técnica e direção de vídeo: Anderson Campos
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.