A Secretaria de Políticas Sociais divulgou o número de acolhimentos de pessoas em situação de rua durante o período de inverno. Para enfrentar a maior frente fria dos últimos anos, a Secretaria intensificou as abordagens sociais para atender e acolher o maior número de pessoas deste grupo tão exposto a riscos, vulnerabilidades e com necessidade de reconstrução de vínculos.
Durante os meses de junho e julho houve a oferta de pernoites no Centro Municipal de Acolhimento Provisório de Adultos (CEMAPA) tendo sido atendidos em média 29 usuários ao longo deste período de 60 dias, culminando num total acumulado de 1.751 acolhimentos de pessoas em situação de rua. Somente no período entre os dias 19 a 30 de julho, quando ocorreu a forte frente fria, foram 510 acolhimentos. Em comparação com o ano passado, houve um acréscimo de 40,9% referente a junho e 99,6% referente a julho, um aumento significativo no número de pernoites registrados.
“No período em que na região assolou esse inverno intenso, o propósito da Secretaria foi acolher a maior quantidade possível de pessoas em situação de rua, e pelos registros, podemos ver que conseguimos atingir o nosso objetivo. Mesmo após esses dias de frio intenso, a Secretaria irá continuar com as equipes nas ruas para garantir que essas pessoas recebam a atenção devida e sejam acolhidas pelos nossos equipamentos”, ressalta o Secretário de Políticas Sociais, Eyder Lambert.
Além do acolhimento desses usuários, todos os dias o Centro Pop oferta banho, café da manhã, roupas e passagens de ônibus para aquelas pessoas que desejam retornar às suas cidades de origem.
Ascom/PMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.