Dois macacos foram encontrados mortos em bairros de Pouso Alegre/MG. O primeiro animal, encontrado foi enviado para análise em laboratório. O objetivo é verificar se há presença do vírus da febre amarela na cidade.
Segundo a secretária municipal de Saúde de Pouso Alegre Sílvia Regina Pereira da Silva, os animais estavam nos bairros de Inhumas e próximo ao Horto Florestal. A orientação foi que ele fosse enterrado para evitar o contato com outros animais e os mosquitos. Ainda segundo a secretaria de Saúde, a área já foi notificada e pede-se que os moradores próximos e de divisas com essas localidades se ainda não foram vacinadas contra a febre amarela, que procurem um posto de vacinação para serem vacinadas. A precaução é o melhor remédio para evitar a febre amarela. No próximo sábado, 24/3 no Bairro São João começa um programa de saúde voltado a saúde preventiva, trata-se do Projeto Ação em Saúde, realizado pelo Departamento Municipal de Saúde, na Rua Aureliano Coutinho Rezende, a partir das 8:00hs.
O programa inclui realização de testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatites B e C e agendamento de preventivos e mamografias). Segundo a secretária o projeto “Ação em Saúde” é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre/MG que promove diversas atividades nos bairros e comunidades do município, com foco na prevenção de doenças, vacinação e agendamento de exames. Também explicou Sílvia que com relação aos macacos encontrados mortos na cidade já foi iniciado um trabalho para analisar se o local tem o mosquito responsável pela transmissão da febre amarela.
O resultado da análise do primeiro macaco encontrado morto na cidade ainda não foi enviado para o município, mas esclarece que a vacina deve ser tomada como ação preventiva. Nesta reportagem a secretária fala com exclusividade sobre o assunto e faz um alerta a população sobre a vacina da febre amarela, veja o vídeo.
Direto da Redação / Foto ilustração
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.