O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) realizou um treinamento envolvendo a equipe médica na noite desta terça-feira, dia 28 de março, no Anfiteatro da Unidade Central da Univás.
A ação contou com a presença dos palestrantes, o médico Infectologista e presidente da CCIH Dr. Breno César Diniz Pontes; farmacêutico clínico Especialista em Doenças Infecciosas, Gilson de Oliveira Lopes, e a enfermeira referência do Núcleo de Segurança do Paciente do HCSL, Mônica Aparecida Amaral Maia. “O treinamento foi realizado com foco em medidas de prevenção de infecção, antibioticoterapia, resistência bacteriana e outros protocolos relacionados à segurança do paciente”, conta Mônica Maia.
Os dados epidemiológicos das prevalências e resistências bacteriana reforçam a emergência sanitária. “Vem sendo observado aumento na disseminação de microrganismos capazes de resistir a diversos antibióticos, conhecidos popularmente como superbactérias”, ressaltou o farmacêutico Gilson Lopes.
Por esse motivo, a vigilância epidemiológica das IRAS (infecções relacionadas à assistência à saúde) e controle de antimicrobianos, tem como principal objetivo prover informações que possam ser utilizadas para promoção das melhorias contínuas, direcionando as estratégias de manejo assistencial adequada, controlando assim as infecções, além da minimização da resistência bacteriana, aprimorando mecanismos de combate às IRAS.
Ascom FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.