Um evento especial envolvido em um sentimento de gratidão. Assim foi a Sessão Solene de Outorga do Título de Doutor Honoris Causa da Univás que homenageou os professores Artur Tavares Bettencourt, Elísio Meirelles de Miranda e Virginio Cândido Tosta de Souza. O evento solene foi realizado na última sexta-feira, dia 30 de setembro, no Anfiteatro da Unidade Central.
A Univás confere essa dignidade acadêmica às personalidades eminentes, que tenham se destacado, de maneira notável, na contribuição à cultura, à educação ou à humanidade. O Título Doutor Honoris Causa foi outorgado por decisão unânime do Conselho Universitário aos homenageados pelas relevantes contribuições com a educação no Sul de Minas.
“O evento é cívico porque divulga à comunidade acadêmica e para nossa região, valores e comportamentos que impulsionam a transformação da sociedade. É nosso intuito que este processo de transcendência, promovido pela universidade, forme indivíduos que promovam o bem comum e se destaquem nas nossas duas grandes áreas de formação: educação e saúde. (…) Desta maneira, os títulos conferidos aos ilustres professores Doutores Honóris Causa são legais e regimentados, determinando júbilo e honra ao conselho universitário da Univás e à comunidade de Pouso Alegre e região”, afirma o reitor e presidente do Conselho Universitário, professor José Dias da Silva Neto.
A mesa solene foi formada pelo reitor e presidente do Conselho Universitário, professor José Dias da Silva Neto; o vice-reitor, professor Taylor Brandão Schnaider; pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Joelma Pereira de Faria Nogueira; pró-reitor de Graduação e diretor da Unidade Fátima, professor Guilherme Luiz Ferrigno Pincelli e a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Univás, professora Silvia Mara Tasso.
O evento foi prestigiado por muitas lideranças da FUVS e também autoridades do município como o deputado federal eleito por Minas Gerais e ex-presidente da FUVS, Rafael Simões; o prefeito de Pouso Alegre, cel. José Dimas da Fonseca; o presidente da Câmara de Vereadores, Dionísio Ailton Pereira; o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS); Pythagoras de Alencar Olivoti; o vogal do Conselho Diretor da FUVS, Leonardo de Oliveira Rezende; o diretor executivo da FUVS, Igor Nogueira Oshiro; o diretor do Colégio João Paulo II, Miguel Simião Jr; o diretor clínico do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, Alexandre Hueb, entre outros convidados e familiares dos homenageados.
O reitor José Dias da Silva Neto, fez a abertura da Sessão Solene e após cumprimentar as autoridades e os membros do Conselho, declarou abertos os trabalhos da solenidade. Os professores Guilherme Pincelli, Joelma Pereira e Silvia Mara Tasso, conduziram os homenageados até a mesa de honra. Após execução do Hino Nacional Brasileiro foi feita a leitura dos currículos resumidos dos homenageados da solenidade.
Durante o rito solene, o vice-reitor Taylor Brandão Schnaider fez a entrega dos diplomas e vestiu a borla da ocasião nos homenageados. Em seguida, os professores homenageados fizeram uso da palavra em discursos repletos de histórias emocionantes e cheios de esperança no futuro.
O presidente da FUVS, Pythagoras de Alencar Olivoti, enalteceu em seu discurso os feitos dos homenageados e fez questão de demonstrar toda a gratidão que tem por eles, que são patrimônios vivos da história e conquistas da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí.
A FUVS fez uma homenagem em forma de um presente especial aos novos Doutores Honoris Causa da Univás, com participação do presidente da FUVS, Pythágoras de Alencar Olivoti; vogal do Conselho Diretor, Leonardo de Oliveira Rezende, e o diretor executivo da FUVS, Igor Nogueira Oshiro.
Ascom FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.