O Setor de Oncologia do Centro Hospitalar Samuel Libânio (HCSL) realiza várias atividades neste mês para comemorar e conscientizar sobre a campanha Novembro Azul. “Organizamos essas atividades para fazer orientações, principalmente, direcionadas à população masculina.
Também falamos com as pacientes mulheres, já que elas podem ser multiplicadoras da informação em suas famílias. Recomenda-se que a prevenção passe a ser feita a partir dos 45 anos se existe risco elevado para o surgimento do câncer, ou seja, casos de câncer de próstata na família.
Se não existem casos na família, o homem deve visitar o urologista anualmente, a partir dos 50 anos, e realizar o exame de toque e de PSA (Antígeno Prostático Especifico), principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos”, explica a psicóloga Maria Cecília Costa de Oliveira.
Maria Cecília organizou um evento na tarde da última quarta-feira, dia 13 de novembro, juntamente aos demais colaboradores do setor, proporcionando um dia especial aos pacientes. A atividade contou com entrega de cartilhas informativas em um ambiente todo enfeitado para a campanha Novembro Azul.
Ascom/FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.