O Sistema Fecomércio, por meio do Senac em Pouso Alegre, está com inscrições abertas para cursos gratuitos na área de Tecnologia da Informação (TI), oferecidos pelos programas Senac de Gratuidade (PSG) e Senac+. São 69 vagas distribuídas em formações que atendem a diferentes níveis de qualificação, com início previsto para o primeiro trimestre de 2025.
Os cursos disponíveis pelo PSG incluem Técnico em Redes de Computadores, com 17 vagas; Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, com 21 vagas; e Excel – Recursos Básicos, com 11 vagas. Pelo programa Senac+, voltado para empresários e funcionários do comércio, é oferecido o curso de Programação em Java, com 20 vagas.
Mercado em expansão e déficit de profissionais de TI no Brasil
A oferta ocorre em um cenário de grande escassez de talentos na área. Segundo um levantamento do Google em parceria com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o Brasil terá um déficit de 530 mil profissionais de TI até este ano de 2025. Embora cerca de 53 mil profissionais se formem anualmente, a demanda do mercado exige 800 mil novos talentos no mesmo período.
A falta de profissionais impacta diretamente o crescimento de empresas de tecnologia e a inovação. O estudo aponta que 92% das startups enfrentam dificuldades em encontrar talentos, o que compromete suas operações e, em alguns casos, a sobrevivência no mercado.
Formação profissional como solução para o futuro
Diante desse panorama, os cursos oferecidos pelo Senac em Pouso Alegre buscam preparar novos profissionais para atender às necessidades do mercado, ao mesmo tempo que oferecem acesso gratuito à capacitação de alta qualidade. “Os cursos na área de TI são fundamentais para formar uma mão de obra qualificada que possa suprir a carência de profissionais no setor, contribuindo para o crescimento econômico e para a inovação no país”, destacou Guilherme Miliani Suait, diretor do Senac em Pouso Alegre.
Os interessados podem se inscrever presencialmente na unidade do Senac em Pouso Alegre (Avenida Vicente Simões, 370 – RFFSA), apresentando documentos de identificação, CPF, comprovante de residência e escolaridade. Menores de idade devem estar acompanhados pelos responsáveis.
Para mais informações, os interessados podem acessar o site do Senac ou entrar em contato pelo telefone (35) 2103-2450 ou pelo WhatsApp estadual 31 3057-8600.
Senac em Pouso Alegre
Presente na região desde 2008 e atendendo cerca de 30 municípios no Sul de Minas, o Senac em Pouso Alegre é referência em ensino e qualificação profissional e possui amplo portfólio de cursos livres, técnicos, workshops e palestras, com opções nas áreas de Beleza, Comércio, Comunicação, Informática, Turismo, Gestão, Moda e Saúde. A unidade oferece, também, turmas do Programa de Aprendizagem Profissional Comercial, pós-graduação (MBA) e atua também como polo de Educação a Distância (EAD).
A instituição, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC – Confederação Nacional do Comércio, tem atuação forte com a comunidade e oferece serviços como Senac na Escola, Senac Móvel (carreta-escola) e atendimentos na área de estética corporal e facial. Com uma infraestrutura completa, o Centro de Educação Profissional do Senac em Pouso Alegre possui laboratórios de informática, hardware, empreendedorismo, saúde e estética, além de salas de aula bem equipadas e atualizadas, buscando sempre o aprimoramento dos alunos e do aprendizado.
Sobre o Sistema Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais. Há 86 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.
Direto da Redação
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.