Um acidente na Represa de Furnas/MG com uma embarcação de madeira deixou cinco mortos na tarde de sexta-feira, 27 de dezembro, a Represa de Furnas fica entre Carmo do Rio Claro/MG e Guapé/MG.
Segundo informações da Polícia Militar, cinco pessoas da mesma família estavam na embarcação que virou e ficaram submersas. Os envolvidos neste acidente são um homem, identificado como Sebastião Gomes 63 anos, duas sobrinhas adultas dele e duas netas. Eles são de Guapé, mas residiam atualmente em Franca SP e estavam passando o fim de ano de férias no Sul de Minas.
Segundo depoimentos da família registrado em B.O. o corpo do homem e das duas sobrinhas já haviam sido retirados das águas por volta das 17:45hs. As crianças, no entanto, ainda continuam sendo procuradas até o fechamento desta matéria.
Os policiais informaram ainda que a família estava em um barco de madeira movido a motor quando o acidente aconteceu. Ainda não há informações concretas sobre o que causou o acidente. O Corpo de Bombeiros e o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram acionados e trabalham no local desde o acidente.
A Prefeitura de Carmo do Rio Claro emitiu também uma nota de pesar lamentando o ocorrido.
“A Prefeitura de Carmo do Rio Claro lamenta o acidente ocorrido na tarde de sexta-feira, 27, no Lago de Furnas que vitimou fatalmente 5 pessoas, sendo, 2 crianças e 3 adultos. Nossos sinceros sentimentos aos familiares e amigos das vítimas”.
Buscas por desaparecidos
O Corpo de Bombeiros retomou na manhã deste sábado, 28 de dezembro as buscas por três pessoas da mesma família que ainda estão desaparecidas no Lago de Furnas, elas sofreram um acidente após o barco em que estavam passeando virar, isto aconteceu na tarde de sexta-feira (27).
A primeira informação era de que Sebastião já tinha sido encontrado, mas a família informou que as buscas seguem. A filha de Sebastião, Luiza Gomes, afirma que o aposentado de 63 anos sabia nadar, mas teria se afogado ao tentar ajudar as duas crianças, suas netas que estavam na embarcação.
Além deles, outras três pessoas estavam no barco.
Notícias nos chegam que o Corpo de Bombeiros informou que um homem, que pilotava a embarcação, conseguiu se salvar. Os corpos de duas mulheres, que também eram sobrinhas de Sebastião, foram retirados das águas.
Eles foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Varginha/MG. A previsão é que o velório e o enterro sejam no distrito de Aparecida do Sul, em Guapé.
Causas e investigação
O barco de madeira movido a motor onde a família estava passeando, virou durante a tarde de sexta-feira elas estavam de férias e aproveitavam o dia para um passeio no Lago de Furnas. A família mora em Franca, no interior de São Paulo, e estava no Sul de Minas e ficariam também para festas de fim de ano.
As causas do acidente ainda são desconhecidas. Segundo informações da PM a Marinha já foi acionada e está coordenando as buscas às vítimas do acidente e irá apurar as responsabilidades. Será também instaurado um inquérito para averiguar se os tripulantes usavam ou não colete salva-vidas, se a embarcação era registrada e se o condutor que conseguiu se salvar nadando tinha habilitação de acordo com o barco.
A fiscalização das embarcações no Lago de Furnas cabe à Marinha do Brasil, por meio da capitania fluvial de Minas Gerais, com sede em Belo Horizonte justamente para intensificar as fiscalizações.
OBS: A cidade de Carmo do Rio Claro é hoje a maior área alagada pelo Lago de Furnas, com 212 quilômetros quadrados. O local tornou-se um ponto turístico atraindo visitantes para passeios aquáticos e pesca esportiva o ano inteiro e principalmente no período das férias.
Direto da Redação com informações da PMMG/MB – Fotos: Redes Sociais
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.