Nesta quinta-feira, 16, a Câmara Municipal de Pouso Alegre irá promover Sessão Especial para a marcar os 17 anos da Educação Cidadã em Pouso Alegre. Esta será a última sessão especial do ano e vai celebrar o início da história dos projetos que viriam a ser transformar na Escola do Legislativo (ELPA), que hoje é referência nacional na promoção de projetos de Educação Cidadã especialmente com crianças e jovens. O evento terá ainda homenagem às escolas e instituições que são parcerias da ELPA neste tempo.
A Sessão foi uma solicitação do vereador Leandro Morais que é presidente da Escola do Legislativo como reconhecimento aos trabalhos da ELPA e também como forma de homenagear especialmente a criadora dos projetos, Madu Macedo, que se aposentará agora. “É uma grande honra para a Câmara de Pouso Alegre ter a Escola do Legislativo. Ter uma Escola tão vibrante, com projetos e ações que realmente trazem resultado na vida de milhares de crianças e adolescentes. E esses resultados se multiplicam para a sociedade. Hoje, Pouso Alegre é uma referência nacional quando se fala de Educação Cidadã e isso se deve certamente ao trabalho tão sério e dedicado da nossa servidora e diretora da ELPA Madu Macedo e toda sua equipe, por isso, não poderíamos encerrar o ano sem render esta merecida homenagem, sobretudo neste ano em que nossa querida Madu se aposentará”, explica o presidente Leandro Morais.
Um pouco dessa história…
O primeiro projeto que nasceu foi a Câmara Mirim, ainda no antigo prédio da Câmara Municipal, em 2004. Lá foi assinada a Resolução 993/2004 criando a Câmara Mirim. A primeira turma de vereadores mirins foi formada por alunos de 22 escolas do Ensino Fundamental II de Pouso Alegre. As reuniões aconteciam toda semana, no Plenário da Câmara.
A Câmara Mirim nasceu a partir do sonho de se criar ações para fomentar a participação popular e o verdadeiro exercício da cidadania. Constituindo mecanismos que diminuam a distância entre representantes e representados, consolidando de fato a governança democrática. De lá pra cá foram inúmeros projetos e ações que envolvem toda comunidade escolar.
Um marco para a Educação Cidadã de todo Brasil é a Coleção em Miúdos, que ganhou repercussão nacional e também internacional. Em 2015 foi lançada a Constituição em Miúdos I, escrita pela Diretora da Escola do Legislativo, Madu Macedo que cedeu integralmente os direitos autorais à Gráfica do Senado. O livro foi publicado pela Gráfica do Senado em parceria com a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas do Senado Federal, presidida pelo Dr. Florian Madruga.
O conhecimento da Constituição Federal é de extrema importância para a vida do cidadão. A partir da sua compreensão, ele será conscientizado dos seus direitos e deveres, podendo participar de forma ativa das decisões políticas, sendo de fato um cidadão pleno e empoderado.
Hoje, temos a Coleção em Miúdos, que além da Constituição, traz outras leis fundamentais como: a Lei Maria da Penha, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto da Igualdade Racional e o Código de Defesa do Consumidor. Em todo Brasil mais de 300 cidades já tem o estudo da Coleção em Miúdos como parte da matriz curricular de suas escolas. E como expoente nacional para a educação cidadã, a Coleção em Miúdos foi apresentada para o Ministério da Educação neste ano com a possibilidade de que seja implantada em toda rede de educação básica do Brasil.
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.