A programação de aniversário da UNIVÁS – Universidade do Vale do Sapucaí, contou com um momento pra lá de especial quando na terça-feira, dia 26/6, a Instituição completa 50 anos de atividade em Pouso Alegre. A data foi marcada com sessão solene e contou com a participação de professores que fizeram e fazem parte da história cinquentenária. Eles foram homenageados pelos relevantes serviços prestados a Instituição. Também contou com a presença de acadêmicos, professores, funcionários e egressos da Universidade, pessoas da comunidade, profissionais e lideranças que marcaram a trajetória da Instituição e gestores da Univás.
Pouso Alegre/MG é conhecida e reconhecida como um grande centro de educação e saúde, mas jamais chegaria a esse patamar se não fossem as lutas incansáveis de pessoas que não mediram esforços para conquistar para o município a Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), que está comemorando 50 anos de existência.
Entre os homenageados citamos: Carlos de Barros Laraia, Eliás Kallás, Elísio Meireles de Miranda, Gabriel Meireles de Miranda, Maria Aparecida Silva Mariosa e Virgínio Cândido Tosta de Souza. Em depoimentos gravados em vídeos, testemunharam a evolução da instituição nestes 50 anos e foram agraciados com placas alusivas à comemoração.
O reitor da Univás, Antonio Carlos Aguiar Brandão, comenta que os 50 anos é motivo para muitas celebrações. “Trata-se de um momento significativo para uma universidade, que contribui com o desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural da região e do Estado de Minas Gerais”. Ele presidiu a sessão solene de comemoração ao lado da presidente interina da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), Andréa Silva Adão Reis, pró-reitores, diretores, professores e autoridades locais.
Os presentes assistiram um vídeo institucional, que marca os 50 anos da Univás que mostra o ensino de excelência, associado à pesquisa e à extensão que tem se transformado em uma das melhores do país, no decorrer destes anos, os cenários na comunidade e a formação de mais de 10 mil profissionais.
A Univás se prepara para um futuro grandioso, coerente com o tamanho da própria Universidade, motivo de orgulho para Pouso Alegre e todo Sul de Minas. Também foi lançado durante o evento, o selo comemorativo dos 50 anos desta Instituição.
A UNIVÁS
Nesses 50 anos, a Univás elevou a qualidade de ensino na cidade e região, formando mais de 10 mil profissionais. Alguém consegue imaginar Pouso Alegre sem as ações de educação e saúde que a universidade proporciona com seus projetos de extensão, que auxiliam milhares e milhares de pessoas? A Univás retribuiu ao povo de Pouso Alegre muito mais educação, saúde e ações sociais de qualidade do que os mais otimistas imaginavam na época em foi criada.
O primeiro curso implantado foi o de Medicina em 1968. Nessas cinco décadas, a Universidade não poupou esforços para oferecer educação de alta qualidade nos níveis de Graduação e Pós-Graduação. Atualmente, a Univás, que é insuperável em oferecer ensino de qualidade, possui 19 cursos de Graduação, 21 de especialização, 33 cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização e MBA), quatro cursos de Mestrados e um de Doutorado.
Com um olhar sempre voltado para o futuro e enfrentando muitas vezes momentos difíceis e de incredulidade, a Univás nunca deixou de lado a preocupação com o social. Essa atitude de garra e luta proporcionou a formação de grandes profissionais para o mercado de trabalho.
Além da formação profissional, a Univás desempenha papéis de grande importância em questões sociais, principalmente, na saúde. O Hospital das Clínicas Samuel Libânio que é referência no Sul de Minas como Hospital Escola, atende uma população estimada em mais de 2,6 milhões de pessoas dos 154 municípios da região.
O elo conquistado e fortalecido através dos tempos com a comunidade local é surpreendente e gratificante, principalmente na área de Saúde e da Educação. Por tudo isso e muito mais, a Univás é fundamental para a sociedade pois fez e faz história em Pouso Alegre e região e merece de fato nossos parabéns e a nossa gratidão.
Direto da Redação com informações e fotos da Ascom/Univás
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.