Com o objetivo de reestruturar o novo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Univás, educadores da instituição participam de eventos voltados para inovações nessa área. Neste sábado, dia 10 de setembro, o professor Hulisses Boneti Marcon, que atua nos cursos de engenharias de Produção, Automação e Sistemas e Mecânica da Univás, participou de um evento nacional de inovação tecnológica: a MegaExpo 3DBR, maior evento de impressão 3D do país.
A Univás realizou a palestra abordando o tema “Desenvolvimento de Órteses em Impressão 3D”, que obteve 5.900 mil visualizações durante o evento. A equipe multidisciplinar, orientada pelo Hulisses Marcon, criou um projeto de órteses produzidas na impressora 3D da Universidade do Vale do Sapucaí. “Nosso projeto inédito tem o propósito de tratar de um trauma de um paciente, sendo que o processo é feito na impressora 3D. As questões econômicas (custos reduzidos), além de facilidade e customização no processo das órteses vem chamando a atenção muito a atenção para o nosso projeto. A percepção de uma necessidade de melhoria nessa área da saúde, principalmente, no que diz respeito ao atendimento do público do Sistema Único de Saúde (SUS) trouxe também grande destaque para o nosso projeto”, conta Hulisses, que afirma que todo o processo de reestruturação do NIT da Univás conta com o apoio do pró-reitor de Graduação, Guilherme Pincelli , e da pró-reitora de Pós-graduação, Joelma Pereira de Faria Nogueira.
O projeto, que teve início no ano passado, faz parte de uma iniciação científica dos alunos do curso de Medicina da Univás, Júlio César Teixeira Miranda e Laís Nogueira de Barros, sob orientação do professor Hulisses Marcon. “Na Expo Univás 2021, os alunos conheceram nossa impressora 3D e ficaram muito interessados em desenvolver um projeto na área de ortopedia. Dessa forma, criamos uma equipe multidisciplinar com participação de acadêmicos de Medicina e Engenharia da Univás para esse trabalho, que vem ganhando cada vez mais evidência”, explica Hulisses.
O evento MegaExpo 3DBR, que ocorre anualmente, abordou os temas “Conexões da Inteligência Artificial com a manufatura aditiva” e subtemas “Educação 3D”, “Foco na Indústria 4.0”, “Os próximos passos para a impressão 3D”, entre outros. Além disso, o evento que foi realizado de forma híbrida, presencial e on-line com 12 horas ininterruptas, contou com stands com participação de empresas e associações que usam a impressão 3D de formas relevantes e interessantes.
A ação é voltada tanto para quem quer conhecer mais da tecnologia, quanto para quem tem interesse em fechar parcerias comerciais. O púbico conta ainda com diversas palestras e workshops que envolvem o universo de impressão 3D.A Expo 3DBR é uma exposição das principais empresas de impressoras, filamentos, resinas insumos, scaners, manutenção, modelagem e educação em 3D, e nesta edição, chamada de MEGA EXPO 3DBR, foram agregadas outras tecnologias e equipamentos digitais como CNCs, Routers, Cortes a laser, sublimação, entre outros.
Ascom FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.