A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) obteve a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC), consolidando-se como uma instituição de ensino superior de referência. O conceito 5 reflete a excelência acadêmica e a qualidade dos cursos oferecidos nos contextos: ensino, pesquisa e extensão. A comissão de avaliadores do MEC realizou uma visita virtual in loco no período de 10 a 12 de fevereiro, analisando a documentação institucional e verificando os padrões de qualidade da Univás no contexto do Recredenciamento Institucional.
A avaliação considerou cinco eixos principais: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura, abrangendo biblioteca, laboratórios, salas de aula, auditórios, áreas de convivência, refeitórios, sala dos professores, entre outros espaços fundamentais para o ensino e a aprendizagem.
O reitor da Univás, Prof. Dr. José Dias da Silva Neto, destaca a importância desse resultado: “Esta nota é um marco na história da Instituição. Para nossos alunos, é fundamental saber que estão ingressando em uma universidade que oferece um ensino de excelência, reconhecido pelo MEC. Buscamos essa nota máxima porque entendemos que o conhecimento especializado e as habilidades adquiridas na universidade são essenciais para a conquista de boas oportunidades no mercado de trabalho. Essa conquista magnífica só foi possível graças ao apoio irrestrito da mantenedora, a Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), e ao esforço, comprometimento e dedicação de todos os colaboradores de todos os setores da instituição”.
O reitor da Univás celebra o resultado da avaliação junto à comunidade acadêmica. “Estamos cada dia mais fortes. A Univás é a única universidade de Pouso Alegre e já formou mais de 10 mil profissionais. É reconhecida pelo MEC e pelo mercado por sua estrutura e excelência no ensino, garantindo alto índice de empregabilidade. Com 60 anos de tradição, a Univás está sempre atenta às novas tecnologias, oferecendo infraestrutura de ponta e um corpo docente altamente qualificado, que prepara profissionais completos para o mercado de trabalho”.
Única com estágios no Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Além de laboratórios modernos e equipados para Farmácia, Informática, Multidisciplinar, Simulação Realística e clínicas de Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia e Nutrição — que atendem aos mais altos padrões de qualidade —, somente os alunos da Univás têm o privilégio de atuar e participar de estágios no Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), o maior prestador de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) na região.
Uma grande vantagem da Univás é a possibilidade de aprendizado prático no Complexo Hospitalar das Clínicas Samuel Libânio, um centro de excelência na formação profissional. Os alunos realizam estágios fundamentais para sua formação em diversas especialidades da área da saúde. Além disso, a localização estratégica da Univás — próxima aos principais centros urbanos e com acesso facilitado por rodovias federais — amplia ainda mais suas oportunidades acadêmicas e profissionais.
Infraestrutura incomparável
Um dos maiores diferenciais da Univás é sua estrutura física distribuída entre as unidades Central, Fátima e Jardim Independência, que atendem com excelência as demandas educacionais e sociais dos acadêmicos.
Na Univás, além das salas de aula, os alunos têm a oportunidade de vivenciar desafios reais em empresas, prefeituras, clínicas, escolas, na Unidade de Atenção Primária à Saúde do bairro São João (UAPS) e, claro, no Hospital Universitário Samuel Libânio.
A marca Univás é sinônimo de qualidade e reconhecimento. Os alunos egressos da instituição conquistam destaque imediato no mercado de trabalho, garantindo uma trajetória profissional de sucesso. Estudar na Univás significa ter portas abertas para um futuro promissor.
Ascom/FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.