Em comemoração aos 30 anos de educação legislativa no Brasil, instituída com a criação da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em 1992, teve início, nesta semana, o 1º Seminário Nacional da Frente Parlamentar para Promoção da Educação Legislativa: formação para a política.
A ALMG e as instituições parceiras realizaram três dias de intensa atividade para discutir sobre a história traçada ao longo dessa caminhada, como o conhecimento construído e disponibilizado para a sociedade e o futuro almejado.
Atualmente, são mais de 250 escolas do legislativo que promovem educação baseada em três pilares: formação profissional de servidores do Parlamento; formação política; produção e divulgação de saberes sobre o Legislativo.
Na manhã desta terça-feira (12), o vereador Leandro Morais (PSDB), de Pouso Alegre, esteve à frente de um dos painéis do Seminário, realizado a distância. A ideia da Frente Parlamentar de promoção da Educação Cidadã foi uma iniciativa que o vereador pouso-alegrense teve em 2021, com a ideia de criar e apoiar iniciativas e projetos para impactar a vida das pessoas, com mecanismos de fortalecimento da democracia, dando as ferramentas que a população precisa para uma educação de qualidade.
Personalidades que participaram do projeto: Vereador Juraci Scheffer (CM Juiz de Fora), Parlamentar Joares Ponticelli (SC), Professor Luciano Daudt da Rocha (Unisul), Alcileia Medeiros (Escola da ALESC), Vereador Leandro Neves (CM Uberlândia), Parlamentar José Fogaça (RS), Professor Sandro Trescastro Bergue (Enape, UFRGS, TCE-RS), Ricardo Simas (Escola da CM Uruguaiana), Vereador Leandro Morais (CM Pouso Alegre), Parlamentar Sebastião Helvécio (MG), Professor Bernardo Lins Brandão (UFMG), Mediação: Ivan Capdeville Jr (ELE-ALMG), – Vereadora Ana Márcia Alves Gomes (CM Claraval), Parlamentar Augusto Carlos Viveiros (RN), Vereador Vinicio Scarano Pedroso (CM São Sebastião do Paraíso), Parlamentar Cristovam Buarque (DF), Prof. Antônio Barbosa (UnB), Mediação: Florian Madruga (ABEL).
Ascom/CMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.