Na quinta-feira (09) o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema assinou, na cidade de Xuzhou, o protocolo de intenções de investimento de R$ 270 milhões da empresa chinesa XCMG (Xuzhou Construction Machinery Group Co. Ltd.) para a ampliação do parque industrial da XCMG em Pouso Alegre.
A iniciativa engloba expansão e criação de uma nova linha de montagem na unidade instalada no município desde 2014 e prevê a geração de + 150 empregos diretos permanentes e 315 temporários para Pouso Alegre e região. Além disso, a XCMG irá investir na fundação de um centro de pesquisa e desenvolvimento no estado de Minas Gerais.
“Ficamos muito honrados com a parceria da XCMG, uma empresa que hoje é orgulho dos pouso-alegrenses. Acreditamos que nossa iniciativa de lançar o Pousohub contribuirá para o centro de pesquisas e inovação que a XCMG pretende com os investimentos anunciados em Xuzhou”, ressalta o Prefeito Cel Dimas.
Os investimentos são frutos da missão da China, que visa atrair mais investimentos estrangeiros para o estado, e diante disso, gerar mais empregos e renda de qualidade na região sudeste.
“A expansão da XCMG cumpre com nosso objetivo de atrair investimentos com cada vez mais valor agregado em Minas Gerais. Com a nova linha de montagem, o estado vai, pela primeira vez na história, ter uma linha de montagem de veículo de grande porte 100% elétrico. Isso é fundamental, porque vamos começar a não só produzir máquinas, mas também criar novas soluções tecnológicas e até, quem sabe, novos produtos”, concluiu o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
Projeto de ampliação
A expansão da empresa inclui as construções de novos galpões (aumentando a capacidade produtiva), de um eletroposto, ampliação da área de escritório e a montagem e industrialização de caminhões elétricos e máquinas elétricas. O foco da empresa em questão é no desenvolvimento futuro de pesquisa e tecnologia para aumentar de forma gradativa a nacionalização dos produtos que fabrica.
“Desde que chegamos em Pouso Alegre, trabalhamos na nacionalização da nossa produção, levando em consideração todos os aspectos, não somente nos trabalhadores, mas também no produto, pesquisa, fornecimento e até mesmo financiamento. Hoje, 96% dos funcionários da XCMG são brasileiros”, afirma o presidenge da XCMG, Yang Dongsheng.
Ascom/PMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.